Daniel Barbosa integra frente de engajamento pró-emancipação do Campus da Ufal em Arapiraca
Criação da Universidade Federal do Agreste de Alagoas foi discutida em reunião com o MEC

O processo para a emancipação do Campus da Ufal em Arapiraca segue em tratativas no Ministério da Educação e Cultura (MEC). A iniciativa, que visa fundar a Universidade Federal do Agreste de Alagoas, é aguardada pelos estudantes do campus, conta com o apoio do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e o engajamento do deputado federal Daniel Barbosa (PP).
Na tarde de quarta-feira (23), Daniel Barbosa, Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcante tiveram uma reunião no MEC para tratar do projeto junto a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federas de Educação Superior, Tânia Mara, e a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires Carvalho.
"Criar a Universidade Federal do Agreste Alagoano é um dos meus principais compromissos de trabalho. Em Brasília, temos buscado os caminhos para que esse pleito se torne realidade. Estive com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, no Ministério da Educação para conversar com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tânia Mara, e também com a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho. O próximo passo é a criação de um grupo de trabalho, com técnicos do Ministério da Educação e da Ufal, para que seja feita a análise de viabilidade para que consigamos, dentro dos trâmites legais, a emancipação da Ufal", declarou Daniel Barbosa.

Secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires Carvalho, recebeu o deputado federal Daniel Barbosa (PP/AL)
O projeto consiste na transformação da estrutura já consolidada do Campus Arapiraca, com 23 cursos de graduação e três mestrados como ponto de partida para a criação da Universidade Federal do Agreste. Com isso, a unidade passa a ter autonomia nas decisões e passa a receber recursos e investimentos direto do governo federal.
Em entrevista recente para o programa Antena Manhã, na Rede Antena7, o reitor Josealdo Tonholo destacou que a criação de uma nova universidade federal no Estado irá facilitar o acesso dos jovens do Agreste a cursos de graduação.
"Alagoas tem atualmente apenas 13% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos na universidade, enquanto a meta nacional é de 33%. Isso significa que o governo federal tem que investir muito ainda na educação superior em Alagoas e a criação da Universidade Federal do Agreste não implica apenas um reposicionamento do Campus Arapiraca, mas também na expansão. Hoje, na área da Saúde, já conta com os cursos de Medicina e Enfermagem, mas já carece de outras formações, como Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia e outros. O Estado e, principalmente o interior, precisa desses profissionais", ressaltou.
O projeto de emancipação do Campus da Ufal Arapiraca foi apresentado no mês de maio, mas antes disso, o assunto já vinha sendo discutido internamente, com a participação do deputado Daniel Barbosa. A equipe interna está trabalhando na formatação do projeto, mas Tonholo afirma que a criação da Universidade Federal do Agreste de Alagoas está condicionada à decisão final do governo federal.
"Toda e qualquer deliberação depende de uma política federal de expansão das universidades e nós temos uma sinalização de que o MEC está fazendo estudos nesse sentido. Por isso estamos estimulando a formulação de um projeto denso e muito bem feito para garantir o sucesso da empreitada", afirmou o reitor.
Últimas notícias

Ex-prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, morre arrastado por correnteza no Rio Paraíba do Meio

PRF prende mulher por adulteração de sinal identificador de veículo automotor em Maceió

PRF prende homem por receptação e adulteração de sinais identificadores, em Atalaia

Prestes a perder espaço no governo, Paulão defende greve de educadores e tensiona relação com Dantas

Renan Filho trabalha para reverter impopularidade de Lula de olho na vaga de vice em 2026

Samu realiza parto em via pública na Avenida Fernandes Lima, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
