Cidadania

[Vídeo] Pestalozzi comemora 27 anos em Arapiraca com criação da Central de Doações e oficina de próteses

A criação da Central de Doações, Call Pestalozzi, e a Oficina Ortopédica fazem da Pestalozzi Arapiraca uma das entidades mais importantes de Alagoas

Por 7Segundos 12/09/2023 10h10 - Atualizado em 12/09/2023 10h10
[Vídeo] Pestalozzi comemora 27 anos em Arapiraca com criação da Central de Doações e oficina de próteses
Pestalozzi Arapiraca celebra 27 anos de fundação com Central de Doações e Oficina Ortoédica - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

A Associação Pestalozzi Arapiraca tem motivos de sobra para comemorar seus 27 anos de instituição na capital do Agreste. A manhã desta segunda-feira (11) foi celebrada com uma dezena de bolos de aniversário e com a presença de assistidos e familiares pela presidente Zélia Azevedo, no bairro Itapoã, em Arapiraca.

De acordo Zélia Azevedo os 27 anos da Pestalozzi são comemorados em alusão ao Setembro Amarelo e a criação da Central de Doações, que é a Call Pestalozzi, para arrecadar recursos financeiros, e a Oficina Ortopédica, na fabricação de próteses para pessoas com deficiência (PCD).

“Atendemos a 46 municípios de Alagoas e temos hoje 680 pessoas assistidas pela Pestalozzi Arapiraca, o que representa uma responsabilidade enorme para todos nós que fazemos esta instituição e a procura pelos nossos serviços é bem maior e ultrapassa mais de 700 pessoas que precisam desses serviços”, destacou Zélia Azevedo.

A presidente da Pestalozzi Arapiraca ressaltou ao portal 7Segundos que a instituição recebe recursos federais para atender a 400 pessoas com algum tipo de deficiência e por esta razão foi criada a Central de Doações.

“Estamos funcionando de forma responsável e profissional para que possamos conseguir mais recursos e atender de forma profissional a todos os assistidos em suas especificidades e por isso que a contribuição financeira voluntária é muito importante para a Pestalozzi”, descreveu Zélia Azevedo.

Este ano, a Pestalozzi Arapiraca está comemorando os 27 anos durante o mês de setembro em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ pela conscientização ao suicídio.

“É um engajamento importante para todos nós que vivemos a inclusão social d e pessoas com diversos tipos de deficiência e que por isso somos solidários a outras causas, para ajudarmos e fortalecermos essa questão do suicídio que é recorrente, mas que devemos prevalecer a vida, que por mais difícil seja o momento vivido, vale a pena viver e não tirar a própria vida”, alertou a presidente da Pestalozzi Arapiraca.

Peça de teatro

Para comemorar a data de aniversário, a instituição vai apresentar o projeto Era uma Vez com a peça de teatro "A Bela e a Fera", no Teatro do Sesi, no bairro Primavera, nos dias 9 e 10 de outubro em duas sessões: às 10 horas da manhã e às 14 horas nos dois dias de apresentação.

Arapiraca em Foz do Iguaçu

Para fortalecer a inclusão social, a Pestalozzi Arapiraca com mais outros municípios de Alagoas vai ser representada em um congresso em Foz do Iguaçu, no Paraná, no mês de outubro, pela autodefensora da instituição e que é atendida há 15 anos em Arapiraca, Swelyn Karoline Ferreira de Araújo.

“Estou comemorando este aniversário da Pestalozzi com muita alegria e a responsabilidade de representar Arapiraca neste congresso em Foz do Iguaçu, onde irei defender a inclusão social de pessoas com qualquer tipo de deficiência”, revelou Swelyn karoline de Araújo.

Parceria pela vida


No dia do aniversário, a Pestalozzi Arapiraca recebeu uma convidada importante como a ex-atleta Bruna Lima que ganhou uma prótese, depois de ter sofrido um acidente de trânsito que resultou na amputação da perna esquerda. A prótese é fruto da Oficina Ortopédica da instituição.

“Hoje eu celebro os 27 anos da Pestalozzi com muita alegria na minha vida porque consegui uma prótese para que eu possa andar com mais segurança e a esperança de voltar a praticar esportes”, celebrou Bruna Lima.

Outro convidado ilustre nos 27 anos da Pestalozzi Arapiraca foi o presidente do projeto ‘Mão na Roda’, Rafael Rodrigues. O projeto é composto de cadeirantes que lutam pela inclusão social por meio do esporte.

“Firmamos a parceria com a Pestalozzi para treinarmos os cadeirantes assistidos pela instituição, promovendo mais vida por meio do esporte para que todos possam ter uma melhor qualidade de vida”, disse Rafael Rodrigues. Veja mais fotos da galeria abaixo.