Secretaria de Saúde de Penedo realiza programa para tratamento precoce de doenças parasitárias
O trabalho dos agentes de Saúde é contínuo e feito de porta a porta, cadastrando a população de Penedo e entrega de material

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) realiza, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, o Programa de Controle de Esquistossomose (PCE) em bairros e na zona rural de Penedo.
O trabalho contínuo dos Agentes de Combate às Endemias é feito porta a porta, cadastrando a população, com a entrega de recipiente ao morador que precisa fazer a coleta do material para o exame de fezes, amostra que será encaminhado pelo ACE para análise laboratorial.
A esquistossomose (popularmente conhecida como sistosoma ou barriga d´água) é uma infecção parasitária, cujas formas avançadas podem causar internação hospitalar e óbito. O diagnóstico é feito por análise clínica e histórica do paciente que teve contato com águas contaminadas por caramujos infectados.
“O trabalho do PCE é de extrema importância para população penedense, pois através do diagnóstico e tratamento precoce conseguimos controlar a esquistossomose. Precisamos que nossa população receba os agentes em suas casas, permitindo o cadastro e entregando a amostra no dia seguinte”, explica a Diretora de Vigilância Epidemiológica e Promoção à Saúde, Evelym Ferreira.

Os agentes realizam o cadastro e a entrega dos potes coletores e fazem o recolhimento das amostras no dia seguinte, enviando o material para análise no laboratório da Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados são repassados para a equipe de campo também responsável por informar o resultado ao morador.
Nos casos de confirmação da esquistossomose, a população já recebe o medicamento para realizar o tratamento ou a pessoa é direcionada para acompanhamento na unidade básica de saúde, inclusive nos casos de diagnóstico de outro tipo de problema de saúde detectado no procedimento.
“Nosso trabalho consiste, principalmente, em diagnosticar a doença precocemente, através da coleta de fezes porta a porta. A receptividade da população é fundamental para o êxito do programa, aceitando a realização do exame e recebendo os agentes em sua residência. Uma vez encontrados ovos do parasita nas fezes, medicamos o paciente ou encaminhamos para o PSF”, ressalta o Agente de Combate às Endemias, Luciano da Silva Santos.
Últimas notícias

Bombeiros retomam nesta segunda-feira buscas por criança desaparecida no Pontal do Peba

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
