Secretaria de Saúde de Penedo realiza programa para tratamento precoce de doenças parasitárias
O trabalho dos agentes de Saúde é contínuo e feito de porta a porta, cadastrando a população de Penedo e entrega de material

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) realiza, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, o Programa de Controle de Esquistossomose (PCE) em bairros e na zona rural de Penedo.
O trabalho contínuo dos Agentes de Combate às Endemias é feito porta a porta, cadastrando a população, com a entrega de recipiente ao morador que precisa fazer a coleta do material para o exame de fezes, amostra que será encaminhado pelo ACE para análise laboratorial.
A esquistossomose (popularmente conhecida como sistosoma ou barriga d´água) é uma infecção parasitária, cujas formas avançadas podem causar internação hospitalar e óbito. O diagnóstico é feito por análise clínica e histórica do paciente que teve contato com águas contaminadas por caramujos infectados.
“O trabalho do PCE é de extrema importância para população penedense, pois através do diagnóstico e tratamento precoce conseguimos controlar a esquistossomose. Precisamos que nossa população receba os agentes em suas casas, permitindo o cadastro e entregando a amostra no dia seguinte”, explica a Diretora de Vigilância Epidemiológica e Promoção à Saúde, Evelym Ferreira.

Os agentes realizam o cadastro e a entrega dos potes coletores e fazem o recolhimento das amostras no dia seguinte, enviando o material para análise no laboratório da Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados são repassados para a equipe de campo também responsável por informar o resultado ao morador.
Nos casos de confirmação da esquistossomose, a população já recebe o medicamento para realizar o tratamento ou a pessoa é direcionada para acompanhamento na unidade básica de saúde, inclusive nos casos de diagnóstico de outro tipo de problema de saúde detectado no procedimento.
“Nosso trabalho consiste, principalmente, em diagnosticar a doença precocemente, através da coleta de fezes porta a porta. A receptividade da população é fundamental para o êxito do programa, aceitando a realização do exame e recebendo os agentes em sua residência. Uma vez encontrados ovos do parasita nas fezes, medicamos o paciente ou encaminhamos para o PSF”, ressalta o Agente de Combate às Endemias, Luciano da Silva Santos.
Últimas notícias

Jovem fica ferido ao sofrer acidente de trânsito em Novo Lino

Homem é assassinado em praça pública da Barra de São Miguel

Prefeito de Maragogi revoluciona tradição da Semana Santa com ceia mais completa

Sequestro e extorsão via pix termina com suspeito detido por populares em Maceió

Mulher é presa com maconha, munições e dinheiro no município de Coité do Nóia

Em evento com ministro do Esporte, prefeito de Maragogi declara apoio a Arthur Lira ao Senado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
