Agreste

[Vídeo] Tradição da Cavalgada dos Amigos do Zé Pacheco se mantém em São Sebastião

O percurso, de cerca de 15 km, foi do Distrito Terra Nova até à zona urbana do município

Por 7Segundos com 7Segundos 25/09/2023 07h07 - Atualizado em 25/09/2023 15h03
[Vídeo] Tradição da Cavalgada dos Amigos do Zé Pacheco se mantém em São Sebastião
Prefeito Zé Pacheco fala ao 7Segundos sobre a cavalgada - Foto: Cortesia

O que começou apenas com a vontade de reunir alguns amigos para andar a cavalo nos finais de semana se transformou em tradição. A 12ª Edição de Cavalgada Amigos do Zé Pacheco, realizada neste domingo (24), em São Sebastião, município do Agreste de Alagoas, reuniu cerca de 2 mil cavaleiros e amazonas das mais diferentes localidades do município e até de outras cidades e regiões do estado.

Assista à reportagem em vídeo logo abaixo:

O evento, que já é uma tradição, foi idealizado pelo próprio prefeito Zé Pacheco, que aos finais de semana costumava reunir amigos para andar a cavalo, uma de suas grandes paixões. O grupo foi aumentando e no ano de 1997 o evento foi oficializado como cavalgada.

Prefeito Zé Pacheco ao lado de alguns cavaleiros. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A cada ano a festa torna-se um encontro de gerações. Por todos os lados se viam crianças, jovens e adultos montados em seus cavalos.

"É uma imensa alegria para mim, poder ver a dimensão que a festa ganhou ao longo de todo esse tempo e a gente faz de tudo para que as pessoas se sintam felizes e toda corra bem até o final, virou uma festa, uma festa da família e de quem gosta de faze cavalgada", disse Zé Pacheco, prefeito de São Sebastião e anfitrião da festa.

Cavalgada tornou-se uma tradição ao longo dos anos. Foto: Giovanni Luiz-7segundos


Momento de saída da cavalgada. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A cavalgada contou com ambulâncias e viaturas da SMTT acompanhando o percurso, para evitar incidentes.

A concentração foi no Distrito Terra Nova, zona rural de São Sebastião. Enquanto aguardavam a hora da partida, cavaleiros e amazonas puderam curtir um bom forró de vaquejada, puxado em cima de um trio elétrico pelo cantor Zelito e seu Expresso Forronejo.

Por volta das 14h00, debaixo de um forte calor, os adeptos da cavalgada se agruparam e deram início ao percurso de cerca de 15 Km, entre o Distrito Terra Nova e a zona urbana do município, sempre animados com a música ao vivo do trio elétrico. Ao longo do trajeto, muita gente saiu de casa para ver a cavalgada passar.

Moradores saíram de suas casas para ver a cavalgada passar. Foto: Giovani Luiz-7Segundos

Após os primeiros 10 Km, a cavalgada deu uma pausa para um bate-sela no povoado Flexeiras. O bate-sela é uma parada para os cavalos descansarem e se alimentarem, momento também para recuperar a energia de cavaleiros e amazonas.

No final da tarde, a cavalgada Amigos do Zé Pacheco seguiu em direção à cidade, cumprindo seu propósito e tradição, proporcionar um agradável momento de lazer e diversão para os adeptos desse hábito tão peculiar no povo nordestino.

"A cavalgada não vai parar por aqui, enquanto eu estiver vivo ela vai continuar", afirmou Zé Pacheco.