PF aposenta ex-deputado bolsonarista cassado por fake news
Ex-deputado Fernando Francischini teve aposentadoria da PF publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (6/12)

Primeiro caso de político cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por disseminar fake news, o ex-deputado federal e ex-deputado estadual Fernando Francischini acaba de encerrar sua carreira como delegado da Polícia Federal.
O Diário Oficial da União desta quarta-feira (6/12) trouxe o despacho que concedeu aposentadoria a Francischini, assinado pelo diretor de Gestão de Pessoas da PF, Guilherme Monseff de Biagi.
Embora a reforma da previdência tenha elevado a 55 anos a idade para aposentadoria de policiais federais de ambos os sexos que tenham ingressado no serviço após a aprovação do texto, o ex-deputado bolsonarista, que tem 53 anos, pôde pendurar o distintivo graças ao cumprimento de um período adicional de contribuição.
Um dos articuladores da primeira campanha presidencial de Jair Bolsonaro, Fernando Francischini teve o mandato de deputado estadual no Paraná cassado pelo TSE em outubro de 2021. Foi o primeiro caso de cassação por disseminação de fake news no país.
Por seis votos a um, os ministros consideraram o agora delegado aposentado culpado de uso indevido dos meios de comunicação, abuso de poder político e de autoridade por espalhar notícias falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas na eleição presidencial de 2018.
Em junho de 2022, ele obteve uma liminar do ministro do STF Nunes Marques para retomar o mandato, mas a Segunda Turma cassou a decisão dois dias depois.
Pai do deputado federal Felipe Francischini, do União Brasil, Fernando Francischini ocupa atualmente um cargo comissionado na Secretaria de Justiça do governo Ratinho Júnior, no Paraná. O salário bruto dele é de R$ 10.095,25.
Últimas notícias

Curso com 120 vagas para contratação imediata em parceria com o Sine Alagoas

Jogadores do Flamengo sofrem tentativa de assalto, e carro do goleiro Rossi é atingido por tiros

Filho é preso na Barra de Santo Antônio por agredir pai com fruteira de vidro

Inquérito sobre assassinato de bebê Ana Beatriz é concluído; veja quais crime mãe vai responder

Deputado Fabio Costa critica ação do STF contra Ramagem e comemora decisão da Câmara

Mulher é alvo de operação por fraudar benefício do INSS com documento falso em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
