Mundo

Milei corta ministérios pela metade em 1º decreto como presidente da Argentina

Novo presidente reduziu pastas do governo argentino de 18 para 9; nomes já tinham sido anunciados antes da posse

Por 7Segundos com Terra 11/12/2023 06h06
Milei corta ministérios pela metade em 1º decreto como presidente da Argentina
Milei corta ministérios pela metade em 1º decreto como presidente da Argentina - Foto: Reprodução

O recém-empossado presidente da Argentina, Javier Milei, assinou neste domingo (10.dez.2023) seu 1º decreto como chefe de Estado. No texto, ele oficializou a redução dos ministérios do seu governo. Serão 9. A gestão de Alberto Fernández (2019-2023) tinha 18 pastas. 

O enxugamento do 1º escalão havia sido uma promessa de campanha de Milei. Ele criticava o número de ministérios do governo anterior. Na ocasião, afirmou que seriam 8 ministros em seu mandato. Posteriormente, decidiu manter o da Saúde, elevando o total para 9.

Os nomes já eram conhecidos antes da posse deste domingo (10.dez). Foram anunciados progressivamente desde o fim do 2º turno, em 19 de novembro. O último nome oficializado foi o de Mario Russo, justamente para a Saúde. 

Milei confirmou que, dos 9 ministérios, 2 serão caracterizados como “superministérios”. Os “superministros” combinarão as funções de vários órgãos: o da Infraestrutura unificará Transporte, Obras Públicas, Mineração, Energia e Comunicações. O de Capital Humano contemplará Desenvolvimento Social, Trabalho e Educação.