[Vídeo] Natação é utilizada como terapia para crianças e adolescentes autistas em Arapiraca
Participação dos pais durante as sessões ajuda no desenvolvimento cognitivo dos filhos com autismo
Um projeto que começou a ser desenvolvido em 2021 no Cemfra (Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca), entidade ligada à prefeitura do município arapiraquense, está proporcionando vários benefícios para crianças e adolescentes autistas.
A proposta é utilizar o esporte como meio de interação e terapia para crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA). As modalidades escolhidas são o basquetebol e a natação.
As sessões são realizadas uma vez por semana, às sextas-feiras às 08 horas da manhã na piscina do Cemfra, no caso da natação, e no sábado também às 08hs da manhã com o basquete no ginásio do Caeti (Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral).
No início o projeto contava com a participação de pouco mais de 20 crianças e jovens, Atualmente já são mais de 60 inscritos.
"Poder contar com o acompanhamento dos pais durante as sessões é algo fundamental para o desenvolvimento da proposta, pois são os pais e mães que se encarregam da responsabilidade de transmitir aos filhos os comandos necessários para a execução das atividades que são sugeridas pelos profissionais que coordenam o projeto", informou o professor de educação física, Pablo Lucini, que coordena o projeto.
Além de Pablo, também coordenam as atividades o também professor de educação física, Anderson Oliveira e a ajudante Maria Rodrigues.
Dona Cleane, mãe da Amanda, que tem 14 anos e é autista, reside na zona rural de Igaci, município do Agreste de Alagoas. Ela já enxerga melhoras no desenvolvimento da filha.
"É muito bom, a minha filha tem melhorado muito, está dormindo melhor, perdeu um pouco de peso, reduziu um pouco as medicações e está sendo ótimo, são vários benefícios conquistados", disse.
Já o Juciel, pai do Ciello, de 12 anos, que também é autista, residente em Arapiraca, acredita que as limitações cognitivas podem ser quebradas com as práticas propostas pelos profissionais.
"Ajuda e muito esse contato com a água, tanto no sentido da interação com o esporte, que ajuda a melhorar a coordenação motora dele", afirmou.
Dona Viviane levou o filho, Ravi, de 3 anos, pela primeira vez e adorou.
"Ele veio hoje pela primeira vez e já amou, não queria nem sair da água", disse satisfeita a dona de casa.
A reportagem do 7Segundos acompanhou uma sessão de natação que marcou o encerramento das atividades do projeto no ano de 2023. Você pode assistir e conferir mais detalhes sobre o projeto no vídeo abaixo (continua após o vídeo):
As sessões de natação são realizadas na piscina do Cemfra, localizada R. José Luís de Almeida, 471 - Cavaco, Arapiraca - AL
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
