[Vídeo] Natação é utilizada como terapia para crianças e adolescentes autistas em Arapiraca
Participação dos pais durante as sessões ajuda no desenvolvimento cognitivo dos filhos com autismo
![[Vídeo] Natação é utilizada como terapia para crianças e adolescentes autistas em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/5tJ4cTrPgyVhB6pFYm35JPAr-Qk=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/autismo.png)
Um projeto que começou a ser desenvolvido em 2021 no Cemfra (Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca), entidade ligada à prefeitura do município arapiraquense, está proporcionando vários benefícios para crianças e adolescentes autistas.
A proposta é utilizar o esporte como meio de interação e terapia para crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA). As modalidades escolhidas são o basquetebol e a natação.
As sessões são realizadas uma vez por semana, às sextas-feiras às 08 horas da manhã na piscina do Cemfra, no caso da natação, e no sábado também às 08hs da manhã com o basquete no ginásio do Caeti (Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral).
No início o projeto contava com a participação de pouco mais de 20 crianças e jovens, Atualmente já são mais de 60 inscritos.
"Poder contar com o acompanhamento dos pais durante as sessões é algo fundamental para o desenvolvimento da proposta, pois são os pais e mães que se encarregam da responsabilidade de transmitir aos filhos os comandos necessários para a execução das atividades que são sugeridas pelos profissionais que coordenam o projeto", informou o professor de educação física, Pablo Lucini, que coordena o projeto.
Além de Pablo, também coordenam as atividades o também professor de educação física, Anderson Oliveira e a ajudante Maria Rodrigues.
Dona Cleane, mãe da Amanda, que tem 14 anos e é autista, reside na zona rural de Igaci, município do Agreste de Alagoas. Ela já enxerga melhoras no desenvolvimento da filha.
"É muito bom, a minha filha tem melhorado muito, está dormindo melhor, perdeu um pouco de peso, reduziu um pouco as medicações e está sendo ótimo, são vários benefícios conquistados", disse.
Já o Juciel, pai do Ciello, de 12 anos, que também é autista, residente em Arapiraca, acredita que as limitações cognitivas podem ser quebradas com as práticas propostas pelos profissionais.
"Ajuda e muito esse contato com a água, tanto no sentido da interação com o esporte, que ajuda a melhorar a coordenação motora dele", afirmou.
Dona Viviane levou o filho, Ravi, de 3 anos, pela primeira vez e adorou.
"Ele veio hoje pela primeira vez e já amou, não queria nem sair da água", disse satisfeita a dona de casa.
A reportagem do 7Segundos acompanhou uma sessão de natação que marcou o encerramento das atividades do projeto no ano de 2023. Você pode assistir e conferir mais detalhes sobre o projeto no vídeo abaixo (continua após o vídeo):
As sessões de natação são realizadas na piscina do Cemfra, localizada R. José Luís de Almeida, 471 - Cavaco, Arapiraca - AL
Últimas notícias

Suspeito de tráfico é preso com drogas e e motocicleta roubada em Rio Largo

Operação contra organização criminosa cumpre 118 mandados em AL e mais três estados

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
