Saúde

[Vídeo] Natação é utilizada como terapia para crianças e adolescentes autistas em Arapiraca

Participação dos pais durante as sessões ajuda no desenvolvimento cognitivo dos filhos com autismo

Por 7Segundos com 7Segundos 23/12/2023 08h08
[Vídeo] Natação é utilizada como terapia para crianças e adolescentes autistas em Arapiraca
Momento da sessão de natação promovida pelo Cemfra - Foto: Reprodução/Pedro Henrique-7Segundos

Um projeto que começou a ser desenvolvido em 2021 no Cemfra (Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca), entidade ligada à prefeitura do município arapiraquense, está proporcionando vários benefícios para crianças e adolescentes autistas.

A proposta é utilizar o esporte como meio de interação e terapia para crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA). As modalidades escolhidas são o basquetebol e a natação.

As sessões são realizadas uma vez por semana, às sextas-feiras às 08 horas da manhã na piscina do Cemfra, no caso da natação, e no sábado também às 08hs da manhã com o basquete no ginásio do Caeti (Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral).

No início o projeto contava com a participação de pouco mais de 20 crianças e jovens, Atualmente já são mais de 60 inscritos.

"Poder contar com o acompanhamento dos pais durante as sessões é algo fundamental para o desenvolvimento da proposta, pois são os pais e mães que se encarregam da responsabilidade de transmitir aos filhos os comandos necessários para a execução das atividades que são sugeridas pelos profissionais que coordenam o projeto", informou o professor de educação física, Pablo Lucini, que coordena o projeto.

Além de Pablo, também coordenam as atividades o também professor de educação física, Anderson Oliveira e a ajudante Maria Rodrigues.

Dona Cleane, mãe da Amanda, que tem 14 anos e é autista, reside na zona rural de Igaci, município do Agreste de Alagoas. Ela já enxerga melhoras no desenvolvimento da filha. 

"É muito bom, a minha filha tem melhorado muito, está dormindo melhor, perdeu um pouco de peso, reduziu um pouco as medicações e está sendo ótimo, são vários benefícios conquistados", disse.

Já o Juciel, pai do Ciello, de 12 anos, que também é autista, residente em Arapiraca, acredita que as limitações cognitivas podem ser quebradas com as práticas propostas pelos profissionais.

"Ajuda e muito esse contato com a água, tanto no sentido da interação com o esporte, que ajuda a melhorar a coordenação motora dele", afirmou.

Dona Viviane levou o filho, Ravi, de 3 anos, pela primeira vez e adorou.

"Ele veio hoje pela primeira vez e já amou, não queria nem sair da água", disse satisfeita a dona de casa. 

A reportagem do 7Segundos acompanhou uma sessão de natação que marcou o encerramento das atividades do projeto no ano de 2023. Você pode assistir e conferir mais detalhes sobre o projeto no vídeo abaixo (continua após o vídeo):

As sessões de natação são realizadas na piscina do Cemfra, localizada R. José Luís de Almeida, 471 - Cavaco, Arapiraca - AL