Tradição das destaladeiras de fumo de Arapiraca é exibida nacionalmente na mostra de cinema de Minas Gerais
“O Canto” é uma produção da Céu Vermelho Fogo Filmes
O encanto e poesia presentes nas cantigas das destaladeiras de fumo de Arapiraca foram exibidos para todo Brasil na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, uma das mais importantes do audiovisual brasileiro. O curta-metragem “O Canto”, resgata o cotidiano das destaladeiras de fumo, através da Mestra Rosália Gomes.
As alagoanas Izabella Vitório e Isadora Magalhães assinam o roteiro e direção do filme que conta por meio da cantoria uma parte da história de Arapiraca que é carregada pelas destaladeiras de fumo ao longo dos anos.
O filme já foi exibido em mostras alagoanas, estreando na segunda edição do Festival de Cinema de Arapiraca. Na 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, o curta foi premiado pelas categorias Melhor som, melhor direção de arte e o Prêmio de Distribuição Tarrafa Produtora.
“O Canto” é uma produção da Céu Vermelho Fogo Filmes, produzido por Alê Moretti; com montagem de Tarcísio Ferreira; Leandro Alves assina a fotografia do curta; som e mixagem feitos por Janu Leite. A produção contou com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), da Prefeitura de Arapiraca e Secretaria Municipal de Cultura de Arapiraca, e apoio do Empresarial Brandão César.