Lira pede investigação e PF aponta abuso de poder de Telegram e Google contra PL das Fake News
Segundo a Câmara, as empresas estariam promovendo desinformação e manipulação a fim de desvirtuar informações sobre o Projeto

Após investigação solicitada pelo deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, a Polícia Federal (PF) concluiu que houve abuso de poder econômico, manipulação de informações e possíveis violações contra a ordem das relações de consumo por parte do Telegram e do Google. Os atos das empresas ocorreram por meio de divulgação de campanha imprópria e desmedida contra o Projeto de Lei (PL) das Fake News.
Segundo a Câmara, as empresas estariam promovendo desinformação e manipulação, aproveitando sua posição dominante no mercado, a fim de desvirtuar informações sobre o Projeto. Diante dos fatos, Arthur Lira acionou a Procuradoria Geral da República (PGR), solicitando a investigação e alegando que as empresas estavam realizando uma ação "contundente e abusiva" contra a aprovação do Projeto no Congresso Nacional.
O PL das Fake News ou PL2630/20 é um Projeto de Lei que estabelece mecanismos para regulamentação da atuação das plataformas digitais no Brasil, como redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. O projeto também estabelece mecanismos para coibir a propagação de conteúdos criminosos e mensagens e notícias falsas, a chamadas Fake News, nessas plataformas.
A PF destacou que a atuação do Google e do Telegram Brasil foi além de questionamentos éticos, caracterizando-se como abuso de poder econômico. A PGR agora analisará as conclusões da PF para determinar os próximos passos, que podem incluir novas ações de investigação. Após a Procuradoria Geral da República (PGR) ter pedido de abertura das investigações contra diretores do Google e Telegram para o Supremo Tribunal Federal (STF), o inquérito foi aberto pelo ministro Alexandre de Moraes.
Últimas notícias

Câmara aprova Moção de Repúdio contra BRK após denúncias de obras inacabadas e cobranças indevidas

Corpo de Bombeiros inicia Projeto Golfinho no município de Japaratinga

Homem é baleado na porta de casa no bairro do Jacintinho, em Maceió

Dois homens são presos por tentativa de furto de fios em torre de comunicação no Farol

Operação cumpre 34 mandados contra tráfico e comércio ilegal de armas no Sertão de AL

Dentista investigada por aplicar silicone industrial em pacientes tem registro profissional suspenso
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
