Lira pede investigação e PF aponta abuso de poder de Telegram e Google contra PL das Fake News
Segundo a Câmara, as empresas estariam promovendo desinformação e manipulação a fim de desvirtuar informações sobre o Projeto
Após investigação solicitada pelo deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, a Polícia Federal (PF) concluiu que houve abuso de poder econômico, manipulação de informações e possíveis violações contra a ordem das relações de consumo por parte do Telegram e do Google. Os atos das empresas ocorreram por meio de divulgação de campanha imprópria e desmedida contra o Projeto de Lei (PL) das Fake News.
Segundo a Câmara, as empresas estariam promovendo desinformação e manipulação, aproveitando sua posição dominante no mercado, a fim de desvirtuar informações sobre o Projeto. Diante dos fatos, Arthur Lira acionou a Procuradoria Geral da República (PGR), solicitando a investigação e alegando que as empresas estavam realizando uma ação "contundente e abusiva" contra a aprovação do Projeto no Congresso Nacional.
O PL das Fake News ou PL2630/20 é um Projeto de Lei que estabelece mecanismos para regulamentação da atuação das plataformas digitais no Brasil, como redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. O projeto também estabelece mecanismos para coibir a propagação de conteúdos criminosos e mensagens e notícias falsas, a chamadas Fake News, nessas plataformas.
A PF destacou que a atuação do Google e do Telegram Brasil foi além de questionamentos éticos, caracterizando-se como abuso de poder econômico. A PGR agora analisará as conclusões da PF para determinar os próximos passos, que podem incluir novas ações de investigação. Após a Procuradoria Geral da República (PGR) ter pedido de abertura das investigações contra diretores do Google e Telegram para o Supremo Tribunal Federal (STF), o inquérito foi aberto pelo ministro Alexandre de Moraes.
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
