[Vídeo] Projeto Afro Ara utiliza a percussão como instrumento de transformação social
Criado há cerca 30 anos em Arapiraca, o grupo conta com cerca de 30 percussionistas, entre criança, jovens e adultos
![[Vídeo] Projeto Afro Ara utiliza a percussão como instrumento de transformação social](https://img.7segundos.com.br/lPpWx5YOV3S99P4h99aiDgVm9xk=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-61.jpg)
O projeto Afro Ara, da cidade de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, foi criado há 30 anos com o propósito de utilizar a percussão como ferramenta de transformação social.
inspirado nos grupos de percussivos da Bahia que se destacaram no início dos anos 90, como o Olodum e a Timbalada, o Afro Ara foi idealizado pelo maestro de percussão José Elenilson, o Nissinho, também como o propósito de oferecer uma alternativa que se transformasse em atividade de rotina, especialmente para as crianças.
Nessa levada, o grupo já se mantém há três décadas, agregando crianças a partir dos 5 anos de idade, além de jovens e adultos em torno do ritmo e do compasso da percussão.
Seguindo nessa batida, o projeto já revelou talentosos percussionistas que abraçaram a atividade como profissão e hoje ganham a vida com músicos pelo país afora, tocando em bandas de artistas os mais diversos, como contou um dos coordenadores do projeto, Adriano Oliveira, em entrevista ao 7Segundos durante uma apresentação do Afro Ara para as crianças assistidas pela Adfima (Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca), entidade da qual o Afro Ara virou parceiro.
Os ensaios do grupo são realizados aos sábados, às 15h00, na Casa Azul, mantida pela Adfima, localizada na Rua São Roque, em Arapiraca. 2/2024] Adriano Oliveira Afro Ara: Os ensaios são aos Sábados às 15h
Essa parceria também está permitindo a iniciação das crianças atendidas pela Adfima nas aulas de percussão. Os músicos do projeto Afro Ara animaram o carnaval da Adfima, realizado nas dependências do Partage Arapiraca Shopping.

Bloco da Adfima desfilando no Partage Arapiraca Shopping. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
Neste carnaval, o Afro Ara ainda vai se apresentar no Partage Arapiraca Shopping neste domingo (11) a partir das 16h00.
No dia 24/02, o Bloco Afro Ara vai desfilar pelas ruas de Arapiraca a partir das 15h com concentração na Praça da Rodoviária. O bloco vai fazer um arrastão com o Trio Mania e o cantor baiano Tchello Carvalho. As camisas estão sendo vendidas ao preço de 25,00 reais + 1kg de alimento
Para mais informações sobre o projeto Afro Ara, os interessados podem entrar em contato através do número (82) 9 8709-4020 ou seguir o perfil do projeto no Instagram: @afroara.
Assista a reportagem em vídeo logo abaixo e saiba mais sobre o Afro Ara:
Últimas notícias

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
