Fies Social: Estudantes de baixa renda poderão estudar gratuitamente em universidades particulares
O deputado federal por Alagoas Daniel Barbosa elogiou a iniciativa do governo federal
O Governo Federal anunciou, nesta sexta-feira (16), o Fies Social, novo programa educacional com o intuito de proporcionar condições especiais de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil para estudantes que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo e estejam cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A iniciativa visa conceder 100% de financiamento para cobrir os encargos educacionais de instituições de ensino superior particulares, conforme estabelecido na resolução do Comitê Gestor do Fies, oficializada no Diário Oficial da União (DOU).
A resolução determina que, em cada processo seletivo, no mínimo 50% das vagas serão destinadas aos estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico. Além disso, a medida prevê a reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, ajustando-se à proporção desses grupos na população da Unidade da Federação onde a instituição está localizada, com base nos dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O deputado federal por Alagoas, Daniel Barbosa (PP), foi um dos entusiastas da iniciativa. Ele utilizou seu perfil oficial no Twitter para comentar sobre o novo programa federal, afirmando que irá garantir uma educação mais democrática através da inclusão.
A implementação dessas reservas, incluindo estudantes de baixa renda, está programada para começar no processo seletivo do segundo semestre de 2024. A resolução permite que o Ministério da Educação estabeleça critérios para a aplicação das medidas do Fies, bem como priorize o financiamento para cursos específicos com avaliação positiva nos processos conduzidos pela pasta.
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
