Fies Social: Estudantes de baixa renda poderão estudar gratuitamente em universidades particulares
O deputado federal por Alagoas Daniel Barbosa elogiou a iniciativa do governo federal
O Governo Federal anunciou, nesta sexta-feira (16), o Fies Social, novo programa educacional com o intuito de proporcionar condições especiais de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil para estudantes que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo e estejam cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A iniciativa visa conceder 100% de financiamento para cobrir os encargos educacionais de instituições de ensino superior particulares, conforme estabelecido na resolução do Comitê Gestor do Fies, oficializada no Diário Oficial da União (DOU).
A resolução determina que, em cada processo seletivo, no mínimo 50% das vagas serão destinadas aos estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico. Além disso, a medida prevê a reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, ajustando-se à proporção desses grupos na população da Unidade da Federação onde a instituição está localizada, com base nos dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O deputado federal por Alagoas, Daniel Barbosa (PP), foi um dos entusiastas da iniciativa. Ele utilizou seu perfil oficial no Twitter para comentar sobre o novo programa federal, afirmando que irá garantir uma educação mais democrática através da inclusão.
A implementação dessas reservas, incluindo estudantes de baixa renda, está programada para começar no processo seletivo do segundo semestre de 2024. A resolução permite que o Ministério da Educação estabeleça critérios para a aplicação das medidas do Fies, bem como priorize o financiamento para cursos específicos com avaliação positiva nos processos conduzidos pela pasta.
Últimas notícias
Criminosos furtam residência na zona rural de Limoeiro de Anadia e prejuízo chega a R$ 10 mil
Moradora de rua é assassinada com tiro na cabeça no Clima Bom, em Maceió
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
