Cultura

Juiz de Arapiraca, destaque nas redes sociais, vai participar do julgamento do cangaceiro Corisco

Projeto Júri Épico está em sua 5ª Edição e será realizado nos dias 12 e 13 de abril em Piranhas, Sertão de AL

Por 7Segundos com Even3 07/03/2024 20h08
Juiz de Arapiraca, destaque nas redes sociais, vai participar do julgamento do cangaceiro Corisco
Presidente da OAB/AL, Vagner Paes (esq) ao lado do juiz Kleiton Ferreira (à dir.) - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O juiz federal Kleiton Ferreira, que é arapiraquense e recentemente ganhou fama nas redes sociais pelo seu jeito descontraído e empático durante as audiências, foi convidado para ser o relator no julgamento de um dos mais importantes personagens da história do cangaço: Corisco.

O convite foi feito pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, e divulgado nas redes sociais. Acesse o link e confira: https://www.instagram.com/reel...

Acabei de receber a notícia de que o processo do julgamento do júri épico de Corisco já foi distribuído e teremos como relator o magistrado kleiton Ferreira, que foi designado especialmente pelo tribunal para atuar na comarca de Piranhas, fazendo o julgamento desse caso tão relevante para a história do cangaço", anunciou Vagner Paes, presidente da OAB/AL.

O juiz Kleiton Ferreira respondeu:

"Fico muito honrado com o convite, é um caso muito complicado, muito difícil de ser julgado, mas já analisei os autos pra lá e pra cá, vi tudo o que poderia ser visto, mas será um evento maravilhoso que vai tratar de um ícone da cultura do Nordeste brasileiro ", disse o juiz Kleiton Ferreira.   

O evento, que se chama Júri Épico, é um projeto que visa discutir casos emblemáticos de figuras importantes da história que são levadas ao banco dos réus. Trata-se de um evento que mistura cultura, história e justiça, levantando questionamentos polêmicos acerca de atos praticados por personalidades conhecidas da nossa cultura ou episódios que marcaram a história do Brasil.

Em se tratando de Corisco e de cangaço, a 5ª edição do Júri Épico não poderia ser realizado em outro lugar se não a histórica cidade de Piranhas, no Sertão de Alagoas, local frequentado pelo próprio Corisco, dentre outros famosos cangaceiros. As datas do evento são as seguintes: dias 12 e 13 de abril.

Divulgação do evento. Foto: reprodução/Even3

Projeto

O Júri Épico tem como idealizador e diretor geral o Prof. Anderson Wagner, coordenação geral do Prof. Gustavo Cavalcanti, realizado pelo Épico Cultural, em parceria com a OAB/Alagoas, Escola Superior de Advocacia - Alagoas (ESAAL) e Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAAAL).

O objetivo é despertar a interdisciplinaridade no estudo jurídico, muitas vezes visto como mera técnica e dogmatismo, e busca ainda estabelecer relações entre Direito, arte, literatura, teatro e história, analisadas pelas dimensões social e antropológica, com o intuito de superar o Direito como elemento isolado da sociedade ou como ciência que deve se manter pura.

A proposta passa pela discussão das possibilidades de conexão entre o direito e as áreas supracitadas, demonstrando as características artísticas do mundo jurídico, trabalhando o direito com a cultura e outras ciências como a filosofia, literatura, cinema, sociologia, música, teatro, história, entre outras.