Cidades

Dano na parte elétrica causa problemas no abastecimento de água em Santana e outras 17 cidades do Sertão de Alagoas

Sistema coletivo opera com redução de vazão nesta sexta-feira (15)

Por 7segundos 15/03/2024 16h04 - Atualizado em 15/03/2024 16h04
Dano na parte elétrica causa problemas no abastecimento de água em Santana e outras 17 cidades do Sertão de Alagoas
Informativo Casal - Foto: Reprodução/Internet

O Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, responsável pelo abastecimento de 18 cidades, opera temporariamente com vazão reduzida nesta sexta-feira (15). O motivo é a baixa tensão elétrica na Estação Elevatória de Água Tratada 01 (EEAT-01), situada em Pão de Açúcar.

Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já comunicaram o fato à Equatorial Energia e, aguardam a normalização do serviço. Tão logo a manutenção seja finalizada pela Concessionária, o sistema retornará plenamente com a sua produção normal de água.

Em 14 das 18 cidades atendidas pelo sistema, a água é repassada pela Casal para a concessionária Águas do Sertão fazer a distribuição aos moradores: Palestina, Monteirópolis, Jaramataia, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos e Cacimbinhas.

Em outras quatro, a distribuição é feita diretamente pela Casal. São elas: Jacaré dos Homens, Batalha, Olho D’água das Flores e Major Izidoro

É importante salientar que, quando as instalações de captação, estação de tratamento ou as estruturas de bombeamento operam com capacidade reduzida, os reservatórios recebem água em uma velocidade menor que o habitual, o que requer tempo para a recuperação a fim de atender toda a área de abrangência do sistema.

A Casal pede desculpas pelos transtornos e enfatiza a importância de os moradores manterem um uso consciente da água, evitando desperdícios durante esse período. Além disso, destacamos que qualquer necessidade pode ser comunicada ao Call Center 0800 082 0195, que está disponível das 7h às 20h. A chamada é gratuita.