Saúde

Sesau garante fortalecimento e investimentos na Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste

Durante o encontro, a equipe técnica da Sesau assegurou que o serviço será fortalecido com novos investimentos

Por 7segundos com Assessoria 23/03/2024 07h07
Sesau garante fortalecimento e investimentos na Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste
Reunião tratou sobre o fortalecimento do serviço oferecido pela Área Lilás do Hospital a vítimas de violências - Foto: José Gabriel/Assessoria

O fortalecimento do fluxo de acolhimentos e melhorias na estrutura da Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foram os principais temas de reunião entre técnicos da Rede de Atenção às Violências (RAV) e a Direção da unidade hospitalar. Durante o encontro, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assegurou que o serviço será fortalecido e novos investimentos serão realizados.

Isso porque o HEA é referência para atendimentos a 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, composta por municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de também receber moradores provenientes de Estados vizinhos da Bahia, Pernambuco e Sergipe. E além disso, a gestão da RAV tem verificado o crescimento da Área Lilás do HEA, cujo número de atendimentos vem crescendo, conforme os relatórios produzidos.

“A violência sempre existiu, porém agora as vítimas têm mais conhecimento a respeito dos seus direitos. Com este crescimento a gente sempre busca formas de melhorar o atendimento. A equipe Multiprofissional da Área Lilás do HEA vem realizando um ótimo trabalho, com elevado índice de resoluções de situações. O intuito deste encontro é observar as demandas e trazer soluções que possam melhorar a capacidade de acolhimento”, salientou a gerente operativa e executiva da RAV, Thaylise Brito.

O crescente número de pessoas acolhidas pela Área Lilás no HEA reflete a situação social tanto em relação à violência quanto ao conhecimento dos serviços oferecidos. Foto: José Gabriel/assessoria

O fortalecimento da RAV também incluiu visitas ao Ministério Público de Alagoas (MP/AL) e à Delegacia Especializada da Mulher, para garantir o alinhamento no fluxo de pacientes de maneira humanizada. 

“Este é mais um encontro de gestão no processo de construção da Rede de Atenção às Violências e que tem como objetivo refletir sobre a trajetória do HEA na implementação dessa política tão diferencial para as vítimas”, salientou a coordenadora da Área Lilás do HEA, a psicóloga Yanna Albuquerque.

A reunião contou também com a participação da diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque. 

“Este olhar humanizado tem sido de muita importância tanto para as vítimas quanto para os servidores que fazem os acompanhamentos dos casos que chegam ao hospital. Seguimos alinhados com as diretrizes da Sesau para sempre oferecer excelência no serviço para a população”, disse a gestora da maior unidade hospitalar pública do interior de Alagoas.