Sesau promove, em Arapiraca, curso de atualização em manejo clínico de arboviroses
Iniciativa é voltada para enfermeiros e médicos da II Macrorregião de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove nesta terça-feira ( 26), o Curso de Atualização em Manejo Clínico de Arboviroses, voltado para enfermeiros e médicos que atuam na Média e Alta Complexidade dos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde. O evento ocorre a partir das 8 horas, no auditório do Cria, situado no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca, e as inscrições podem ser feitias através do link https://doity.com.br/atualizac...
A gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, enfermeira Waldinéia Silva, explicou que o curso é voltado para os profissionais de saúde envolvidos no atendimento a pacientes acometidos pela dengue, Zika e chikungunya. “O curso aborda sintomas, sinais de alarme, diagnóstico diferencial e tratamento”, explicou a gerente, ao informar que os facilitadores serão a enfermeira Naara Nascimento e os médicos infectologistas José Maria Constant e Luciana Pacheco, que atuam no Programa Estadual de Controle das Arboviroses.
Durante a capacitação serão evidenciados os principais sintomas das arboviroses, que são febre alta, dor de cabeça, nos ossos e articulações, dor atrás dos olhos, manchas pelo corpo, náusea, tontura e cansaço, vômitos, dificuldade de respirar, hemorragia, dor abdominal intensa, confusão mental e até perda da consciência, em casos mais graves. Por isso, será ressaltado que os profissionais devem atuar com agilidade e eficiência para realizar o diagnóstico da dengue, Zika e chikungunya em tempo oportuno, com o intuito de evitar o agravamento do quadro clínico do paciente, a evolução para as formas graves e, consequentemente, o óbito.
O secretário Gustavo Pontes (Saúde), destacou que o curso faz parte da programação de capacitações técnicas de 2024 para qualificar, ainda mais, a assistência aos alagoanos acometidos pela dengue, Zika e chikungunya. “A capacitação faz parte do esforço da gestão estadual de saúde para qualificar os profissionais dos municípios e das unidades de saúde, visando a assistência ágil e eficiente e, consequentemente, o enfrentamento das arboviroses em múltiplas frentes ”, reforçou o gestor estadual da saúde.
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente no município de São Sebastião

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
