Educação

Reitor da Ufal empossa docentes para os campi de Maceió, Arapiraca, Penedo e Delmiro Gouveia

Três delas são egressas da Ufal e, agora, voltam à Universidade como professoras

Por 7segundos 01/04/2024 14h02 - Atualizado em 01/04/2024 16h04
Reitor da Ufal empossa docentes para os campi de Maceió, Arapiraca, Penedo e Delmiro Gouveia
Solenidade de posse de docentes no gabinete do reitor Josealdo Tonholo - Foto: Ascom

Há 63 anos a Universidade Federal de Alagoas vem transformando a vida dos alagoanos pela educação, seja pela boa formação na graduação e na pós, seja pela atuação de professores formados nessa instituição que passam a fortalecer a educação básica no estado. Essa afirmação pode ser comprovada a cada dia e o reitor Josealdo Tonholo não cansa de espalhar isso em todas as solenidades em que participa. Assim foi durante a cerimônia de posse de sete docentes, na última semana.

Tonholo expôs os desafios enfrentados pelas universidades brasileiras e, em especial, a Ufal, que terá mais um ano muito difícil se não houver recomposição orçamentária. No entanto, o reitor destaca que, apesar das constantes crises financeiras, a Ufal vem, ao longo dos anos, desenvolvendo ações pioneiras. Ele cita a implantação dos cursos noturnos e as ações afirmativas, ainda na década de 1990, na gestão do então reitor Rogério Moura Pinheiro.

Durante a cerimônia, o sentimento de gratidão foi compartilhado pelas pessoas presentes. Dos setes nove docentes, seis são professoras e um professor que vão reforçar os times dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão: Laise Soares Lima, Layana Nascimento de Araújo, Mariane Batista Diniz da Silva, Myrella Kalyne Cavalcante Magalhães, Nathalia Fidelis Lins Vieira, Patieene Alves Passoni e David Gadelha da Costa.

Três das seis mulheres são egressas da Ufal. Laise Lima se graduou no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, se qualificou com mestrado e doutorado e, agora, volta ao campus como professora do magistério superior.

Layana de Araújo também é egressa do curso de Design da Ufal, tomou posse na última terça (27) e vai integrar o corpo docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Egressa da Faculdade de Medicina (Famed), em Maceió, Mirella Kalyne Magalhães volta à Ufal como docente do curso de Medicina do Campus Arapiraca, o qual, segundo o reitor, é o quinto mais concorrido do Sisu no país em todas as áreas e tem conceito 5.

David Gadelha da Costa e Mariane Batista Diniz da Silva vão atuar na Unidade de Ensino de Penedo do Campus Arapiraca. Nathalia Fidelis Lins vai para a Faculdade de Nutrição (Fanut), e Patieene Alves Passoni, para a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).