Consórcio Intermunicipal conclui instalação dos dez primeiros biodigestores em escolas municipais do Agreste
O lixo orgânico produzido nas cozinhas deixam de ser descartados e passam a gerar o biogás que retornará para o fogão no preparo da merenda
Nesta quarta-feira (10) o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) concluiu a instalação dos dez primeiros kits biodigestores em escolas de municípios que integram o consórcio. Nesta primeira etapa os equipamentos foram instalados em unidades da rede municipal de Craíbas, Girau do Ponciano e Palmeira dos Índios.
O kit biodigestor entregue pelo Conagreste é composto por triturador, fogareiro e todos os acessórios para a instalação, a exemplo de filtros, mangueiras e conexões.
Todos os resíduos produzidos nas cozinhas das escolas, como cascas, sementes, bagaço de frutas, legumes e restos de comida deixam de ir para o lixo comum e geram o biogás, que retorna para o fogão no preparo da merenda, diminuindo as despesas com a compra de botijões de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) por parte das escolas municipais.
Já o biofertilizante líquido pode ser utilizado em hortas, pomares e no próprio jardim da escola.
Em Craíbas, a escola contemplada foi a José Barros Paes. Em Girau do Ponciano, foram as escolas Vereador Antônio Alves, Deputado José Medeiros e José de Messias Barros. Em Limoeiro de Anadia, as escolas Nossa Senhora da Conceição, Benício Ferreira Reis e Pedro Ferreira da Silva e em Palmeira foram, as escolas Pedro Rodrigues Gaia, Douglas Apratto Tenório e Marinete Neves.
De acordo com o engenheiro ambiental do Conagreste, Fabrício Lima, o projeto é de fundamental importância para a sustentabilidade e para a preservação do meio ambiente.
"Os biodigestores podem receber até 8kg de resíduos por dia e têm uma autonomia para produzir até quatro horas de gás para o fogareiro. O projeto é fundamental para garantir a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente", frisou o engenheiro.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
