Agreste

Consórcio Intermunicipal conclui instalação dos dez primeiros biodigestores em escolas municipais do Agreste

O lixo orgânico produzido nas cozinhas deixam de ser descartados e passam a gerar o biogás que retornará para o fogão no preparo da merenda

Por 7Segundos com Assessoria 10/04/2024 08h08 - Atualizado em 10/04/2024 09h09
Consórcio Intermunicipal conclui instalação dos dez primeiros biodigestores em escolas municipais do Agreste
Consórcio Intermunicipal conclui instalação dos dez primeiros biodigestores em escolas municipais do Agreste - Foto: Cortesia

Nesta quarta-feira (10) o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) concluiu a instalação dos dez primeiros kits biodigestores em escolas de municípios que integram o consórcio. Nesta primeira etapa os equipamentos foram instalados em unidades da rede municipal de Craíbas, Girau do Ponciano e Palmeira dos Índios.

O kit biodigestor entregue pelo Conagreste é composto por triturador, fogareiro e todos os acessórios para a instalação, a exemplo de filtros, mangueiras e conexões.

Kit biodigestor. Foto: Cortesia


Todos os resíduos produzidos nas cozinhas das escolas, como cascas, sementes, bagaço de frutas, legumes e restos de comida deixam de ir para o lixo comum e geram o biogás, que retorna para o fogão no preparo da merenda, diminuindo as despesas com a compra de botijões de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) por parte das escolas municipais.

Já o biofertilizante líquido pode ser utilizado em hortas, pomares e no próprio jardim da escola.

Em Craíbas, a escola contemplada foi a José Barros Paes. Em Girau do Ponciano, foram as escolas Vereador Antônio Alves, Deputado José Medeiros e José de Messias Barros. Em Limoeiro de Anadia, as escolas Nossa Senhora da Conceição, Benício Ferreira Reis e Pedro Ferreira da Silva e em Palmeira foram, as escolas Pedro Rodrigues Gaia, Douglas Apratto Tenório e Marinete Neves.

De acordo com o engenheiro ambiental do Conagreste, Fabrício Lima, o projeto é de fundamental importância para a sustentabilidade e para a preservação do meio ambiente.

"Os biodigestores podem receber até 8kg de resíduos por dia e têm uma autonomia para produzir até quatro horas de gás para o fogareiro. O projeto é fundamental para garantir a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente", frisou o engenheiro.