Proest faz pesquisa para identificar estudantes pais, mães e PCD
Esse levantamento vai contribuir para o desenvolvimento de políticas institucionais inclusivas na Ufal

Uma ação simples, rápida, mas fundamental para que a Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas possa ter o diagnósticos de quantos alunos e alunas são pais, mães e Pessoas com Deficiência (PCDs). Esse levantamento será feito durante esta semana de matrícula e, para isso, os estudantes só precisam responder ao questionário on-line.
De acordo com o pró-reitor Alexandre Lima, o questionário é uma forma de agilizar o levantamento dos dados e é uma pesquisa para definição de política institucional direcionada ao segmento estudantil. “Este é um importante instrumento de coleta de dados que visa a identificar alunos e alunas que são pais e mães e os que possuem alguma deficiência. As informações coletadas serão fundamentais para o desenvolvimento de políticas institucionais inclusivas na Ufal”, reforçou.
E ressalta: “A participação de todos é essencial para que possamos atender melhor às necessidades de nossa comunidade acadêmica. O questionário é breve e pode ser acessado clicando aqui. Contamos com a colaboração de todos para o sucesso desta iniciativa”.
O questionário de duas perguntas está inserido no fluxo de matrícula e são do tipo “sim” ou “não”. “A primeira é se o estudante é pai ou se a estudante é mãe. A segunda, se possui alguma deficiência. A partir das respostas a essas questões, o NTI [Núcleo de Tecnologia da Informação] vai nos encaminhar um relatório com as informações dos estudantes e essa ação nos dará subsídio para nortear nossas ações em relação a esse público estudantil específico”, explicou o pró-reitor.
Com a identificação dessas duas situações, Lima revela que serão aplicados dois outros formulários mais completos para explorar essas duas temáticas. “Esses novos formulários serão mais robustos e direcionados a estudantes que são pais e as que são mães, além das PCDs. Queremos conhecer um pouco mais o perfil desses nossos alunos e alunas e, a partir daí, podermos propor ações dentro de uma política institucional”, afirmou.
O pró-reitor ressalta a parceria com o NTI que colocou essas perguntas do questionário no fluxo de matrícula, que acontece de hoje (15) até a próxima sexta.
Últimas notícias

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital

Arapiraca conquista 1º lugar no Nordeste em prêmio nacional de gestão fiscal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
