Cidadania

Proest faz pesquisa para identificar estudantes pais, mães e PCD

Esse levantamento vai contribuir para o desenvolvimento de políticas institucionais inclusivas na Ufal

Por 7segundos/Assessoria 15/04/2024 17h05
Proest faz pesquisa para identificar estudantes pais, mães e PCD
Ufal Arapiraca - Foto: Assessoria

Uma ação simples, rápida, mas fundamental para que a Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas possa ter o diagnósticos de quantos alunos e alunas são pais, mães e Pessoas com Deficiência (PCDs). Esse levantamento será feito durante esta semana de matrícula e, para isso, os estudantes só precisam responder ao questionário on-line.

De acordo com o pró-reitor Alexandre Lima, o questionário é uma forma de agilizar o levantamento dos dados e é uma pesquisa para definição de política institucional direcionada ao segmento estudantil. “Este é um importante instrumento de coleta de dados que visa a identificar alunos e alunas que são pais e mães e os que possuem alguma deficiência. As informações coletadas serão fundamentais para o desenvolvimento de políticas institucionais inclusivas na Ufal”, reforçou.

E ressalta: “A participação de todos é essencial para que possamos atender melhor às necessidades de nossa comunidade acadêmica. O questionário é breve e pode ser acessado clicando aqui. Contamos com a colaboração de todos para o sucesso desta iniciativa”.

O questionário de duas perguntas está inserido no fluxo de matrícula e são do tipo “sim” ou “não”. “A primeira é se o estudante é pai ou se a estudante é mãe. A segunda, se possui alguma deficiência. A partir das respostas a essas questões, o NTI [Núcleo de Tecnologia da Informação] vai nos encaminhar um relatório com as informações dos estudantes e essa ação nos dará subsídio para nortear nossas ações em relação a esse público estudantil específico”, explicou o pró-reitor.

Com a identificação dessas duas situações, Lima revela que serão aplicados dois outros formulários mais completos para explorar essas duas temáticas. “Esses novos formulários serão mais robustos e direcionados a estudantes que são pais e as que são mães, além das PCDs. Queremos conhecer um pouco mais o perfil desses nossos alunos e alunas e, a partir daí, podermos propor ações dentro de uma política institucional”, afirmou.

O pró-reitor ressalta a parceria com o NTI que colocou essas perguntas do questionário no fluxo de matrícula, que acontece de hoje (15) até a próxima sexta.