Educação

Ifal realiza consulta pública sobre criação de novos cursos no Campus Batalha

Objetivo é democratizar a elaboração dos projetos pedagógicos necessários para a a criação dos cursos

Por Giovanni Luiz/7Segundos com assessoria 16/04/2024 15h03 - Atualizado em 16/04/2024 18h06
Ifal realiza consulta pública sobre criação de novos cursos no Campus Batalha
Sede do Ifal Campus Batalha - Foto: Cortesia ao 7Segundos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) - Campus Batalha, vai promover uma Consulta Pública para conhecer a opinião da sociedade acerca da oferta do curso técnico integrado ao ensino médio em Agropecuária e do curso superior de Tecnologia em Agroindústria.

A consulta é uma iniciativa das comissões de elaboração dos Projetos Pedagógicos (PPC) dos respectivos cursos e tem como objetivo democratizar a construção desses documentos.

Qualquer pessoa da comunidade interna ou externa pode contribuir, dando sua opinião de forma online ou presencial.

Caso queira participar de forma online, o cidadão ou cidadã pode fazer o preenchimento do formulário disponível neste endereço: https://docs.google.com/forms/... 

Quem preferir participar de maneira presencial, pode comparecer à reunião marcada para esta quarta-feira (17), às 14:00 horas, na sede do campus, localizada na Av. Afrânio Lages, nº 341/453, na cidade de Batalha, Sertão de Alagoas.

Entrada do Campus do Ifal em Batalha. Foto: cortesia ao 7Segundos

O Campus Batalha do Ifal já oferta curso técnico integrado ao ensino médio em Agroindústria, o qual forma profissionais focados em funções técnicas e operacionais dentro da agroindústria.

Com o curso superior de Tecnologia em Agroindústria, que tem duração de 3 anos, será possível formar também profissionais focados no uso de tecnologias e na gestão do setor agroindustrial.

O tecnólogo em Agroindústria atua em processos envolvendo produtos agroindustriais, da matéria-prima ao produto acabado; em empresas de armazenamento e logística; no desenvolvimento e implementação de tecnologias; em laboratórios de análise de qualidade; em consultoria e planejamento de projetos agroindustriais; e em instituições de pesquisa e em órgãos de inspeção sanitária.

O curso é direcionado a qualquer pessoa que tenha terminado o ensino médio. O ingresso será por meio de seleção via SISU (Sistema de Seleção Unificada), utilizando-se as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Já no curso técnico integrado ao ensino médio em Agropecuária, com duração de 3 anos, o estudante tem acesso à formação básica e à formação técnica, mediante a oferta de disciplinas que o capacitam a atuar na agricultura e na pecuária, setores basais da economia local.

Esse profissional pode trabalhar diretamente no campo, auxiliando a gestão e operação de fazendas, ou empresas de assistência técnica, cooperativas agrícolas e indústrias de insumos como fertilizantes e rações.

O curso é direcionado a estudantes que terminaram o ensino fundamental e a entrada será por meio de prova de seleção aplicada ao final do ano letivo.

A opinião da sociedade é crucial para a construção dos instrumentos norteadores dos cursos. A variedade de pontos de vista aprimora o processo decisório e ajuda a criar um ambiente educacional que atenda melhor às exigências da comunidade local.

A participação da comunidade visa enriquecer a discussão e contribuir com a expansão educacional do IFAL Campus Batalha.