Alagoas

Programa

Sete produções artesanais representarão o estado de Alagoas na primeira feira do ano apoiada pelo Programa do Artesanato Brasileiro

Por 7segundos/Assessoria 03/05/2024 17h05 - Atualizado em 06/05/2024 10h10
Programa
eira tem como objetivo reunir artesãos de todo o país, proporcionando um espaço de exposição e comercialização - Foto: Assessoria

Sete produções artesanais alagoanas vão representar o estado no 17° Salão do Artesanato, que acontece em Brasília entre os dias 8 e 12 deste mês, no Pátio Brasil Shopping. Eles integram o programa "Alagoas Feita à Mão", que é coordenado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi). O programa participa da feira desde 2015.

Os artesãos alagoanos estão entusiasmados em fazer parte do evento, o primeiro deste ano apoiado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A participação ganha ainda mais significado por acontecer durante uma das datas comemorativas mais importantes do ano, o Dia das Mães.

A feira tem como objetivo reunir artesãos de todo o país, proporcionando um espaço de exposição e comercialização para mais de 40.000 peças. O evento promove ainda rodadas de negócios com aproximadamente 50 lojistas nacionais e 5 internacionais, buscando ampliar o mercado para o artesanato brasileiro e promover a capacidade empreendedora dos artesãos.

A escolha dos artesãos que participam do salão foi feita por meio de edital, no qual foi considerado como um dos critérios ter a Carteira Nacional do Artesão, disponibilizada gratuitamente.

A gerente de Design e Artesanato Anne Ferreira destaca que o evento proporciona a valorização do artesanato brasileiro. “Considero que, para todos que estarão lá, vai ser uma imersão em diversas culturas e técnicas artesanais, e vai possibilitar que as produções dos artesãos locais sejam valorizadas”, afirmou. Ela também estima que haverá um aumento de 20% nas vendas das peças em relação ao ano anterior.

Dentro da programação do evento, estão previstas apresentações culturais diárias, oficinas e palestras, proporcionando a troca de experiências entre artesãos de diversas regiões. A interação visa não apenas estimular o mercado para o consumo dos produtos artesanais, mas também promover a valorização da cultura local e incentivar a produção artesanal como fonte de renda.

O secretário de Relações Federativas, Hugo Leahy, ressaltou que a divulgação do artesanato alagoano é um atrativo significativo para investimentos, pois representa a autenticidade e o talento únicos de nossa região. “Estamos comprometidos em promover e fortalecer esse setor, contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de nossa cultura”, disse.

As produções artesanais que vão representar o estado de Alagoas são:

- Grupo Produtivo Lu’art - Maceió

- Claudemir - Belo Monte

- Jasson - Belo Monte

- Rafael - Arapiraca

- Jailma - Viçosa

- Akeline - Porto de Pedras

- Enauro - Maceió