Programa
Sete produções artesanais representarão o estado de Alagoas na primeira feira do ano apoiada pelo Programa do Artesanato Brasileiro
Sete produções artesanais alagoanas vão representar o estado no 17° Salão do Artesanato, que acontece em Brasília entre os dias 8 e 12 deste mês, no Pátio Brasil Shopping. Eles integram o programa "Alagoas Feita à Mão", que é coordenado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi). O programa participa da feira desde 2015.
Os artesãos alagoanos estão entusiasmados em fazer parte do evento, o primeiro deste ano apoiado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A participação ganha ainda mais significado por acontecer durante uma das datas comemorativas mais importantes do ano, o Dia das Mães.
A feira tem como objetivo reunir artesãos de todo o país, proporcionando um espaço de exposição e comercialização para mais de 40.000 peças. O evento promove ainda rodadas de negócios com aproximadamente 50 lojistas nacionais e 5 internacionais, buscando ampliar o mercado para o artesanato brasileiro e promover a capacidade empreendedora dos artesãos.
A escolha dos artesãos que participam do salão foi feita por meio de edital, no qual foi considerado como um dos critérios ter a Carteira Nacional do Artesão, disponibilizada gratuitamente.
A gerente de Design e Artesanato Anne Ferreira destaca que o evento proporciona a valorização do artesanato brasileiro. “Considero que, para todos que estarão lá, vai ser uma imersão em diversas culturas e técnicas artesanais, e vai possibilitar que as produções dos artesãos locais sejam valorizadas”, afirmou. Ela também estima que haverá um aumento de 20% nas vendas das peças em relação ao ano anterior.
Dentro da programação do evento, estão previstas apresentações culturais diárias, oficinas e palestras, proporcionando a troca de experiências entre artesãos de diversas regiões. A interação visa não apenas estimular o mercado para o consumo dos produtos artesanais, mas também promover a valorização da cultura local e incentivar a produção artesanal como fonte de renda.
O secretário de Relações Federativas, Hugo Leahy, ressaltou que a divulgação do artesanato alagoano é um atrativo significativo para investimentos, pois representa a autenticidade e o talento únicos de nossa região. “Estamos comprometidos em promover e fortalecer esse setor, contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de nossa cultura”, disse.
As produções artesanais que vão representar o estado de Alagoas são:
- Grupo Produtivo Lu’art - Maceió
- Claudemir - Belo Monte
- Jasson - Belo Monte
- Rafael - Arapiraca
- Jailma - Viçosa
- Akeline - Porto de Pedras
- Enauro - Maceió


Últimas notícias
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
