Programa
Sete produções artesanais representarão o estado de Alagoas na primeira feira do ano apoiada pelo Programa do Artesanato Brasileiro
Sete produções artesanais alagoanas vão representar o estado no 17° Salão do Artesanato, que acontece em Brasília entre os dias 8 e 12 deste mês, no Pátio Brasil Shopping. Eles integram o programa "Alagoas Feita à Mão", que é coordenado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi). O programa participa da feira desde 2015.
Os artesãos alagoanos estão entusiasmados em fazer parte do evento, o primeiro deste ano apoiado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A participação ganha ainda mais significado por acontecer durante uma das datas comemorativas mais importantes do ano, o Dia das Mães.
A feira tem como objetivo reunir artesãos de todo o país, proporcionando um espaço de exposição e comercialização para mais de 40.000 peças. O evento promove ainda rodadas de negócios com aproximadamente 50 lojistas nacionais e 5 internacionais, buscando ampliar o mercado para o artesanato brasileiro e promover a capacidade empreendedora dos artesãos.
A escolha dos artesãos que participam do salão foi feita por meio de edital, no qual foi considerado como um dos critérios ter a Carteira Nacional do Artesão, disponibilizada gratuitamente.
A gerente de Design e Artesanato Anne Ferreira destaca que o evento proporciona a valorização do artesanato brasileiro. “Considero que, para todos que estarão lá, vai ser uma imersão em diversas culturas e técnicas artesanais, e vai possibilitar que as produções dos artesãos locais sejam valorizadas”, afirmou. Ela também estima que haverá um aumento de 20% nas vendas das peças em relação ao ano anterior.
Dentro da programação do evento, estão previstas apresentações culturais diárias, oficinas e palestras, proporcionando a troca de experiências entre artesãos de diversas regiões. A interação visa não apenas estimular o mercado para o consumo dos produtos artesanais, mas também promover a valorização da cultura local e incentivar a produção artesanal como fonte de renda.
O secretário de Relações Federativas, Hugo Leahy, ressaltou que a divulgação do artesanato alagoano é um atrativo significativo para investimentos, pois representa a autenticidade e o talento únicos de nossa região. “Estamos comprometidos em promover e fortalecer esse setor, contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de nossa cultura”, disse.
As produções artesanais que vão representar o estado de Alagoas são:
- Grupo Produtivo Lu’art - Maceió
- Claudemir - Belo Monte
- Jasson - Belo Monte
- Rafael - Arapiraca
- Jailma - Viçosa
- Akeline - Porto de Pedras
- Enauro - Maceió


Últimas notícias
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, diz governador
Homem é preso suspeito de espancar avô de 79 anos no Feitosa, em Maceió
Governo de Alagoas antecipa salário dos servidores estaduais para 23 de junho
Polícia Civil prende suspeito de roubar joias durante assalto em restaurante de Maceió
Hemoal fará coletas de sangue em Palmeira dos Índios nesta quinta-feira (18)
Governo entrega creche e ginásio e autoriza nova escola em Poço das Trincheiras
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
