Mais de 1.100 pessoas são atendidas no feriadão de Corpus Christi no HGE e Hospital de Emergência do Agreste
As duas unidades são referência no atendimento a pacientes politraumatizados

Dados divulgados nesta segunda-feira (3) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apontam que as duas unidades de emergência mantidas pelo Governo de Alagoas atenderam 1.126 pacientes durante o feriadão de Corpus Christi, compreendido entre a quinta-feira (30) de maio e o domingo (2) de junho. Do total de atendimentos realizados, 663 ocorreram no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e 463 no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
Os números atestam o alto poder de resolutividade das duas unidades hospitalares do Estado, que são referências no atendimento a pacientes politraumatizados, seja em razão de acidentes de trânsito ou em decorrência de armas brancas e de fogo. O HGE é referência para o atendimento de usuários da I Macrorregião do Estado, formada por 56 municípios que incluem a capital alagoana, grande Maceió, Zona da Mata e os Litorais Norte e Sul; enquanto que o HEA atende aos moradores da II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
“Durante a semana, aos sábados, domingos ou nos feriados, as equipes das duas maiores emergências públicas alagoanas estão de prontidão para acolher os alagoanos e turistas que necessitarem de assistência hospitalar. A prova é que, enquanto muitas famílias se confraternizavam no feriadão de Corpus Christi, os nossos servidores da saúde trabalharam para minimizar a dor daqueles que procuraram o HGE ou HEA, evitando sequelas e óbitos" ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
HEA
Das 663 pessoas atendidas pelo HEA no feriadão de Corpus Christi, 129 foram vítimas de acidentes de trânsito, sendo 86 feridos em sinistros com motocicletas, seis com bicicletas, além de três lesionadas em atropelamentos, três em capotamentos e 31 em colisões. Com relação às vítimas de acidentes de trabalho assistidas pela unidade hospitalar, seis necessitam de assistência entre a quinta-feira (30) de maio e o domingo (2) de junho.
O HEA atendeu, também, 19 vítimas de agressão, sendo 17 na modalidade corporal, uma por arma branca e uma por arma de fogo. Os profissionais do maior hospital público do interior de Alagoas assistiram, ainda, 50 pessoas com corpo estranho nos olhos, ouvido ou garganta.
Em todo o período do feriadão de Corpus Christi, 13 pessoas foram atendidas em razão de picadas por escorpião e nove por mordidas de cachorro e quatro por mordidas de gato. O HEA fechou o período registrando o atendimento a cinco vítimas de queimaduras, que historicamente são muito comuns durante o período junino, em razão das fogueiras e dos fogos de artifício.
HGE
Já dos 463 atendimentos registrados pelo HGE, 321 foram a pacientes vítimas de casos clínicos, 127 a feridos em acidentes e 13 a cidadãos agredidos. A unidade também assistiu uma pessoa que sofreu queimaduras e uma que atentou contra a própria vida. Também foram notificadas 115 altas hospitalares, 99 novas internações, 27 transferências e realizados 35 procedimentos cirúrgicos.
Das 127 vítimas de acidentes atendidas pelo HGE no feriadão de Corpus Christi, 66 tiveram motivações casuais e 52 se envolveram em acidentes de trânsito, sendo 77 em colisões, 16 em sinistros com moto, cinco com bicicleta, três foram atropelados e um foi vítima de capotamento. Também foram atendidos nove em consequência de ferimentos sofridos no ambiente de trabalho e 13 pessoas que sofreram agressões, sendo seis por arma de fogo, quatro por luta corporal e três por arma branca.
“Durante os quatro dias, o HGE permaneceu com os seus serviços em funcionamento 24h, cumprindo com todas as escalas de plantão nos setores assistenciais. Ao mesmo tempo, todas as lideranças continuaram atentas à movimentação para auxiliar em caso de necessidade, viabilizando a melhor assistência em saúde”, frisou o diretor geral da unidade, Fernando Fortes Melro.
Últimas notícias

Homem é morto em via pública no município de São Miguel dos Campos

Senadora Eudócia preside no Senado debate sobre vacinas contra o câncer

Prefeita Tia Júlia visita obra de reconstrução de casa destruída por incêndio e emociona morador

Prefeitura de Palmeira estabelece ponto facultativo na sexta (2)

Abril Azul: Prefeitura de Penedo orienta famílias de crianças autistas

Arapiraca encerra abril verde com VI Fórum em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
