Meio ambiente

Monitoramento da Semarh aponta elevação de outros rios em Alagoas, mas maioria não tem risco de transbordamento

Alerta recomenda que defesas civis municipais devem manter monitoramento constante de áreas

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 15/06/2024 12h12
Monitoramento da Semarh aponta elevação de outros rios em Alagoas, mas maioria não tem risco de transbordamento
Em Jacuípe, algumas regiões onde a calha do rio é mais baixa, ruas e casas já estão alagadas - Foto: Defesa Civil

O alerta hidromereorológico emitido pela Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), na manhã deste sábado (15), aponta que o volume de outros rios que banham municípios alagoanos pode aumentar nas próximas horas.

Mas, diferente do Rio Jacuípe, em que o órgão já dá como certo o transbordamento nas próximas horas, apesar da diminuição das chuvas,
a maioria dos rios por enquanto não têm previsão para elevação além da cota.

A exceção é o Rio Jacarecica e outros rios litorâneos de pequena extensão, que de acordo com o alerta, merecem atenção especial devido o risco de transbordamento.

O Rio Mundaú apresenta elevação considerável na parte alta, até Murici, devendo se estender à jusante, em Rio Largo, porém dentro da calha e sem riscos de transbordamento; assim como os rios Paraíba e São Miguel, que tiveram pequenas elevações.

Já os rios localizados na região Norte, como Manguaba, Santo Antônio e Camaragibe, podem apresentar elevação devido chuvas nas regiões de suas bacias hidrográficas, mas sem risco de ultrapassar a cota de inundação.

O alerta da Semarh recomenda ainda que as defesas civis municipais das localidades banhadas por rios devem manter o monitoramento contínuo.