Cultura

Quadrilha Canarraiá de Arapiraca está entre finalistas do concurso Forró e Folia 2024

A apresentação final irá ocorrer terça-feira (18) contra outras quatro quadrilhas

Por 7Segundos 16/06/2024 18h06 - Atualizado em 16/06/2024 18h06
Quadrilha Canarraiá de Arapiraca está entre finalistas do concurso Forró e Folia 2024
Quadrilha Canarraiá durante apresentação nas preliminares - Foto: Reprodução

Quadrilha junina Canarraiá, de Arapiraca, é uma das cinco quadrilhas finalistas do concurso Forró e Folia 2024. A  apresentação final ocorreu na próxima terça-feira (18), no Sesi Cambona.

Nesse ano, o tema da apresentação é “ Candeia a Luz que me guia é a luz que me alumeia” passando a mensagem de que devemos ser luz nesse mundo. Para chegar a grande final, a quadrilha arapiraquense teve que se classificar passando pelas eliminatórias que ocorreram em Paripueira. 

Na grande final, disputará contra as quadrilhas Amanhecer do sertão (Maceió), Luar do sertão (Maceió), Show nordestino (Marechal Deodoro) e Sanfona do Rei (Atalaia). Caso vença, representará Alagoas na etapa regional.

Patrimônio imateral

A mais antiga quadrilha junina de Arapiraca, a Canarraiá, se tornou patrimônio cultural e imaterial de Arapiraca. O projeto de lei foi de autoria do vereador Wellington Magalhães foi aprovado pela Câmara de Vereadores e aprovado, posteriormente, pelo prefeito Luciano Barbosa.

"A Canarraiá é a quadrilha mais tradicional e mais antiga de Arapiraca. Em 1985 surgiu como quadrilha matuta e, em 2000 foi estilizada. No ano do centenário, ela recebe o título de patrimônio imaterial e cultural. Quem ganha com esse reconhecimento é a cultura de Arapiraca", declarou o vereador na época.

A quadrilha é também uma das mais premiadas de Arapiraca e, por vários anos consecutivos representa Arapiraca nos maiores concursos e apresentações, como em Caruaru (PE) e em Campina Grande (PB).

Inovadora, a quadrilha junina criou em 2016 a Canarraiá Kids, que até hoje é uma das poucas quadrilhas juninas infantis estilizadas, que se destaca não só pela beleza, mas também pela inclusão de crianças carentes e com transtorno do espectro autista, formando a futura geração de dançarinos da quadrilha principal.