Quadrilha Canarraiá de Arapiraca está entre finalistas do concurso Forró e Folia 2024
A apresentação final irá ocorrer terça-feira (18) contra outras quatro quadrilhas
Quadrilha junina Canarraiá, de Arapiraca, é uma das cinco quadrilhas finalistas do concurso Forró e Folia 2024. A apresentação final ocorreu na próxima terça-feira (18), no Sesi Cambona.
Nesse ano, o tema da apresentação é “ Candeia a Luz que me guia é a luz que me alumeia” passando a mensagem de que devemos ser luz nesse mundo. Para chegar a grande final, a quadrilha arapiraquense teve que se classificar passando pelas eliminatórias que ocorreram em Paripueira.
Na grande final, disputará contra as quadrilhas Amanhecer do sertão (Maceió), Luar do sertão (Maceió), Show nordestino (Marechal Deodoro) e Sanfona do Rei (Atalaia). Caso vença, representará Alagoas na etapa regional.
Patrimônio imateral
A mais antiga quadrilha junina de Arapiraca, a Canarraiá, se tornou patrimônio cultural e imaterial de Arapiraca. O projeto de lei foi de autoria do vereador Wellington Magalhães foi aprovado pela Câmara de Vereadores e aprovado, posteriormente, pelo prefeito Luciano Barbosa.
"A Canarraiá é a quadrilha mais tradicional e mais antiga de Arapiraca. Em 1985 surgiu como quadrilha matuta e, em 2000 foi estilizada. No ano do centenário, ela recebe o título de patrimônio imaterial e cultural. Quem ganha com esse reconhecimento é a cultura de Arapiraca", declarou o vereador na época.
A quadrilha é também uma das mais premiadas de Arapiraca e, por vários anos consecutivos representa Arapiraca nos maiores concursos e apresentações, como em Caruaru (PE) e em Campina Grande (PB).
Inovadora, a quadrilha junina criou em 2016 a Canarraiá Kids, que até hoje é uma das poucas quadrilhas juninas infantis estilizadas, que se destaca não só pela beleza, mas também pela inclusão de crianças carentes e com transtorno do espectro autista, formando a futura geração de dançarinos da quadrilha principal.
Últimas notícias
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
