MPAL reúne órgãos públicos e sociedade civil para debater a gestão do Canal do Sertão
De acordo com a vice-presidente de Operações da Casal, Laura Petri, um dos pontos discutidos na reunião de hoje foi a necessidade de cadastramento das tubulações que dão acesso às águas do canal

Para tratar sobre a gestão do Canal do Sertão, o Ministério Público de Alagoas reuniu-se com órgãos públicos e sociedade civil nesta sexta-feira (21). De acordo com a promotora de Justiça Lavínia Fragoso, esses diálogos têm como proposta definir o papel de cada entidade para que o trabalho de administração do canal aconteça de forma coordenada.
“É desafiante esse trabalho que fazemos pois envolve diversos entes governamentais e não governamentais. Mas já houve grande avanço desde outubro do ano passado, quando o governador emitiu um decreto determinando que a gestão do Canal do Sertão passará a ser uma atribuição da Casal a partir de janeiro de 2025”, explicou a promotora de Justiça.
De acordo com a vice-presidente de Operações da Casal, Laura Petri, um dos pontos discutidos na reunião de hoje foi a necessidade de cadastramento das tubulações que dão acesso às águas do canal. Apesar de a Casal ter identificado 1.529 tubulações, apenas 130 pessoas procuraram a empresa para realizar o cadastramento devido.
“Isso precisa ser aprimorado, pois a nossa ideia com esses cadastros é conhecer o produtor rural, traçar um perfil e, a partir daí, realizar o processo de precificação para que possamos cobrar uma tarifa mais justa, dentro da realidade desse produtor. Esse é um ponto que precisamos aperfeiçoar e, assim, possamos dialogar com esse produtor”, pontuou a vice-presidente.
Para a assessora da Secretaria de Estado do Governo (Segov), Caroline Monteiro, essa articulação entre os atores envolvidos na gestão do canal é importante, pois possibilita que as decisões tomadas contemplem as necessidades de todos, principalmente no que se refere aos produtores rurais.
“A Agecsa trouxe pontos importantes para que a gente possa ter um trabalho mais alinhado às necessidades dos produtores, e assim, desenvolva ações que fortaleçam o campo. O foco do Governo é esse: não apenas trazer água pelo Canal do Sertão, mas desenvolver o Estado. Se a gente desenvolve os produtores, está também desenvolvendo o estado”, finalizou.
Últimas notícias

Retidos em Israel, prefeitos aguardam ação do governo para retornar ao Brasil

Ouviu um alerta no celular? Fique tranquilo, era só um teste da Defesa Civil

Carro estacionado próximo à linha férrea quase provoca acidente com VLT

Adolescente dada como desaparecida reaparece em casa com namorado

Criança de 2 anos dispara acidentalmente arma do pai e mata a mãe em MS

Paulinho Guedes leva a voz dos radialistas alagoanos à FENARTE
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
