Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco completa um mês de funcionamento em Arapiraca

A Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (Uepnar), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou 70 atendimentos em seu primeiro mês de funcionamento. O serviço, que foi criado por meio da parceria com a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria), funciona no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e passou a atender as gestantes de alto risco desde o dia 26 de junho deste ano.
Por meio da Uepnar, as mulheres com gestação de alto risco e que residem nos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, têm acesso a consultas com médicos obstetras, cardiologistas, nefrologistas e endocrinologistas. O serviço também assegura acompanhamento nas áreas de enfermagem, nutrição, assistência social e psicologia, bem como, oferta exames laboratoriais e ultrassonografia e cardiotocografia.
Acesso
A Uepnar funciona de segunda a sexta-feira e o acesso aos atendimentos ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs). Para isso, a gestante de alto risco deve se dirigir à UBS mais próxima de sua residência e solicitar a marcação da primeira consulta, que é agendada via Sistema de Regulação Estadual (Sisreg).
Para a coordenadora da Uepnar, a enfermeira Taylane Araújo, a unidade de saúde ajuda a reduzir o índice de mortalidade materna e infantil, facilitando o acesso às consultas e exames. “É fundamental garantir e facilitar o acesso a um atendimento de qualidade para a gestante de alto risco, para que ela tenha um pré-natal tranquilo, saudável, que irá garantir a saúde dela e do bebê”, frisou.
Beneficiadas
Com sete meses de gravidez, Maria Aparecida Bezerra, de 40 anos, moradora da cidade de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, passou pela segunda consulta com a obstetra da Uepnar. Ela explica que a gestação passou a ser de risco após exames morfológicos apontarem uma possível síndrome no bebê.
“Vinha tudo normal no pré-natal, mas no segundo exame morfológico foi diagnosticado uma possível síndrome. Tomei um susto, mas, confio em Deus plenamente e sei que ele irá conduzir a situação da melhor forma possível. A equipe da Uepnar já está me dando toda assistência, todo suporte e auxílio necessário”, relatou Maria Aparecida Bezerra.
Ela ressalta que a unidade facilita o acesso ao pré-natal para as gestantes de alto risco, uma vez que antes tinham que se deslocar até o município de Maceió para receber atendimento adequado. “José Gael é meu sonho! Meu terceiro filho. Estou gostando muito do atendimento, porque a equipe é maravilhosa, faz um bom acolhimento e, desde o início, me senti em casa. Sei que o José Gael também está tendo a melhor assistência e, por isso, só tenho a agradecer a toda a equipe e ao Estado”, salientou a gestante.
Outra gestante beneficiada pelo Uepnar é Maria Sandra, de 36 anos, moradora da cidade de Piranhas, que passa pela terceira gestação de alto risco.
“Estou com cinco meses de gravidez e as outras duas também foram de alto risco. Já estava preocupada com o deslocamento até Maceió, mas, quando a médica falou que abriu essa unidade, mais próxima de casa, foi um alívio. O atendimento na capital é muito bom, mas essa questão da distância dificultava bastante. E aqui, eu gostei bastante da consulta e de todo acompanhamento que estou recebendo”, falou.
Últimas notícias

Secretários do sistema penitenciário reconhecem qualidade de Alagoas à frente das unidades prisionais

Governador Paulo Dantas saúda Papa Leão XIV com mensagem de esperança

Prefeito Carlos realiza vistoria no Conjunto Senador Benedito de Lira, em Rio Largo

Idosa de 95 anos tem casa invadida e é estuprada em Marechal Deodoro

Partos prematuros acendem alerta para importância do pré-natal especializado

Filiado ao MDB, Lobão quer voltar à Assembleia Legislativa de Alagoas em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
