Pesquisa da Uneal fará sequenciamento genômico de variedades da espécie Arapiraca
Equipe envolvida irá coletar amostras em diferentes partes da cidade para fazer o estudo do vegetal que dá nome ao município
O centenário da cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, a ser celebrado no próximo mês de outubro, inspirou uma equipe de profissionais a pesquisar e a debater a taxonomia vegetal da espécie Chloroleucon dumosum, a planta conhecida popularmente como Arapiraca, da qual deriva o nome do município.
Para dar início aos trabalhos, foi realizada, nesta terça-feira (27), um encontro on-line com pesquisadores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de gestores locais para determinar os próximos passos.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós -Graduação da Uneal, o pesquisador Rubens Pessoa, a Chloroleucon dumosum inclui uma ampla variedade de plantas típicas da caatinga, o que torna difícil determinar qual foi exatamente a variedade na qual Manoel André, o primeiro habitante da região, identificou ao chegar em terras arapiraquenses.
“Nossa pergunta é: “qual a árvore que nos representa?”, pontua Rubens Pessoa. A equipe envolvida irá coletar amostras em diferentes partes da cidade para realizar a sequência genômica do vegetal, em um laboratório especializado.
Com isso, será possível indicar a variedade que mais se aproxima daquela reconhecida por Manoel André. “É impossível determinar com precisão qual foi a árvore apontada na história, mas tentaremos”, disse.
No dia 23 de outubro, ocorrerá uma Reunião Científica, na Casa da Ciência, no Planetário, para debater as descobertas das investigações realizadas. O resultado dessa jornada será a publicação do livro “Arapiraca: Qual a árvore que nos representa?”, com artigos de diversos autores acerca do tema, a ser publicado em homenagem ao Centenário de Arapiraca.
O projeto da obra foi selecionado no edital da EdUneal. Participaram da reunião desta terça-feira (27), as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Janice Gomes e Consuelo Vitória; da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Adione Araújo; o professor da Ufal, Henrique Costa Hermenegildo da Silva; os professores da Uneal, Dacio Brito e Taline Cristina da Silva; além do coordenador de Pesquisa da Uneal, Abel Barbosa e do diretor do Planetário Municipal e Casa da Ciência, Jhonatan David Santos das Neves.
Últimas notícias
Homem é ferido a pauladas durante bebedeira em Arapiraca
Colisão entre motos deixa dois homens feridos em São Miguel dos Milagres
Buscas por helicóptero que desapareceu com cantor Rick seguem com drone térmico
Rick publicou vídeo em avião antes de helicóptero desaparecer em SC
Defensoria Pública leva atendimento gratuito a moradores de três bairros de Maceió
Dia da Árvore é celebrado em Maceió com plantio de 40 mudas nativas e frutíferas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
