Viral

'Nasci mulher por fora e homem por dentro': ela vive com síndrome rara

Mayara descobriu condição após hérnia, mas diagnóstico não foi uma surpresa: 'Sou a sexta da família'

Por UOL 04/09/2024 09h09
'Nasci mulher por fora e homem por dentro': ela vive com síndrome rara
Mayara descobriu condição após hérnia, mas diagnóstico não foi uma surpresa: 'Sou a sexta da família' - Foto: Arquivo pessoal

É dessa forma que Mayara Araújo Dias Carlos, 29, descreve sua condição genética rara: ela tem a síndrome de insensibilidade androgênica, também conhecida como síndrome de Morris, em que a mulher nasce com a formação cromossômica que determina o gênero como 46XY (masculino), ao invés de 46XX (feminino).

"Eu nasci sem útero, sem ovários. No lugar dos ovários, tinha testículos internos [não perceptíveis]. Por fora, me desenvolvi como uma mulher normalmente, mas, por dentro, o sistema reprodutor era masculino."

A síndrome de insensibilidade androgênica é uma condição caracterizada como intersexo, que ocorre quando há incapacidade total ou parcial das células para responder aos andrógenos, como a testosterona.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 1,7% das pessoas no mundo nascem com traços considerados intersexuais.

A influenciadora digital de São Caetano do Sul, no ABC paulista, descobriu sua condição aos 13 anos.

“Fui ao médico por causa de uma hérnia inguinal, mas já imaginava desde criança que poderia ter a síndrome por causa do meu histórico familiar. Sou a sexta mulher da minha família que nasceu com essa condição”, disse Mayara Araújo.