Governo fortalece programas e beneficia mais de 60 mil agricultores familiares em Alagoas
Estratégias adotadas pelo governo Paulo Dantas contribuem para o aumento da eficiência no trabalho em campo
No Dia da Agricultura, comemorado nesta quinta-feira (17), Alagoas tem muito o que comemorar. Através dos programas e ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), o Governo do Estado já beneficiou, em 2024, mais de 60 mil agricultores familiares incentivando a inclusão produtiva agrícola nos municípios alagoanos.
Somente com o programa Planta Alagoas, foram distribuídas cerca de 900 toneladas de sementes de milho e feijão, sem custo algum para os agricultores, fortalecendo a produção agrícola do estado, reforçando a produção familiar e impulsionando o desenvolvimento sustentável local.
Uma das estratégias adotadas pelo governo Paulo Dantas para aumentar a eficiência operacional do trabalho no campo, com redução de custos aos agricultores familiares, é a mecanização agrícola. Em 2024, já foram distribuídos três tratores, uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica, um investimento de R$ 1,7 milhão nos municípios de Jacuípe, Igreja Nova e Junqueiro. Os equipamentos auxiliam, sobretudo, no preparo do solo e diminuindo as dificuldades encontradas nas produções agrícolas locais.
Para a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, a agricultura familiar representa um dos pilares da cultura e da economia global, desempenhando papel fundamental na cadeia da economia do estado. Ela lembra que o combate à insegurança alimentar e nutricional em Alagoas é uma das prioridades do governo estadual.
“A agricultura não fornece só alimentos que vão para a nossa mesa. Ela representa a identidade de muitos municípios e, principalmente, de muitas famílias que cuidam da terra e passam o aprendizado pelas gerações. No governo Paulo Dantas, temos priorizado o fortalecimento da agricultura, sobretudo a familiar, tendo todo o cuidado de promover a permanência do homem e da mulher no campo e também em realizar estratégias que vão auxiliar no combate à fome. Já que a maioria dos municípios alagoanos são pequeno porte I, com menos de 20 mil habitantes e a agricultura tem uma forte importância na geração de emprego e renda”, destacou a secretária Aline Rodrigues.
A gestora da Seagri reforça que, também como ação de apoio à produção agrícola do estado, a Secretaria de Agricultura entregou em 2024 mais de 120 kits de irrigação para 380 famílias de agricultores, entre eles agricultores da reforma agrária, quilombolas e indígenas. São políticas públicas desenvolvidas para atender às produções familiares e proporcionar gradativamente uma independência do clima na irrigação das plantações.