Sala Lilás do Alto Sertão realiza atendimento especializado a vítimas de violência doméstica e sexual
A unidade está situada no Cisp de Delmiro Gouveia e conta com equipe do HRAS

A Rede de Atenção às Violências (RAV), ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), garante a assistência às vítimas de violência sexual e doméstica também no Sertão alagoano.
Formada por equipes de profissionais em Psicologia e Assistência Social do Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), a Sala Lilás, localizada no município de Delmiro Gouveia, funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), e realiza um serviço pautado no atendimento eficiente, seguro, resolutivo e não revitimizador.
A gerente operativa da RAV, Thaylise Nunes, destacou o trabalho do governo Paulo Dantas, que vem fortalecendo a Rede para assistir as vítimas. “A RAV assegura atendimento às vítimas de violências em seis portas no Estado de Alagoas, onde já registramos mais de 1.500 pessoas atendidas somente este ano. Com um trabalho sério, o Governo de Alagoas vem prestando assistência às mulheres, crianças e adolescentes, população LGBTQIAPN+, povos tradicionais, população de rua, idosos, pessoas pretas e pessoas com deficiência, que sofrem ou sofreram violência”, pontuou.
Conforme explicou a psicóloga da Sala Lilás do Alto Sertão, Elis Lavínia Carvalho, o serviço oferta escuta especializada e acolhimento seguro para as vítimas que são atendidas no local. “Estamos aqui diariamente no atendimento às vítimas que, em sua maioria, chegam a nós fragilizadas, necessitando de uma escuta especializada, acolhimento e de uma rede que as oriente sobre os encaminhamentos necessários”, completou.
Além do Alto Sertão, a RAV também conta com portas de atendimento localizadas em Maceió, no Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital da Mulher (HM) e no Complexo de Delegacias Especializadas (Code). Já no interior, também está presente no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Sobre a RAV
%20(1).jpg)
A Rede foi instituída pelo Decreto nº 89.437, de 28 de fevereiro de 2023, tem caráter intersetorial e é pautada na prevenção, identificação, assistência, monitoramento e avaliação das violências às populações vulneráveis, no âmbito do Estado de Alagoas. As ações governamentais da RAV são executadas com vistas ao enfrentamento das violências, de forma a facilitar o acolhimento seguro, assistência qualificada, escuta especializada, eficiente, eficaz e não revitimizadora.
O serviço também tem o propósito de promover os encaminhamentos necessários para garantia dos direitos fundamentais das vítimas, de maneira resolutiva, bem como, na orientação da população e dos profissionais vinculados à temática, tanto quanto à prevenção como ao combate.
Últimas notícias

Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras

Mulher é morta com golpes de machado após ter a casa invadida em São Luís do Quitunde

Brasil repete feito do conjunto geral e é prata na série mista do Mundial de ginástica rítmica

Secretaria da Primeira Infância realiza Maratoninha do Cria em União dos Palmares

Unidos por um coração: técnica de enfermagem vende rifa para custear cirurgia da filha
![[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês](https://img.7segundos.com.br/aDwHTpVf3bCeAF4PvwTuPc-oXl4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-24-at-160143.jpeg)
[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
