Sala Lilás do Alto Sertão realiza atendimento especializado a vítimas de violência doméstica e sexual
A unidade está situada no Cisp de Delmiro Gouveia e conta com equipe do HRAS
A Rede de Atenção às Violências (RAV), ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), garante a assistência às vítimas de violência sexual e doméstica também no Sertão alagoano.
Formada por equipes de profissionais em Psicologia e Assistência Social do Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), a Sala Lilás, localizada no município de Delmiro Gouveia, funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), e realiza um serviço pautado no atendimento eficiente, seguro, resolutivo e não revitimizador.
A gerente operativa da RAV, Thaylise Nunes, destacou o trabalho do governo Paulo Dantas, que vem fortalecendo a Rede para assistir as vítimas. “A RAV assegura atendimento às vítimas de violências em seis portas no Estado de Alagoas, onde já registramos mais de 1.500 pessoas atendidas somente este ano. Com um trabalho sério, o Governo de Alagoas vem prestando assistência às mulheres, crianças e adolescentes, população LGBTQIAPN+, povos tradicionais, população de rua, idosos, pessoas pretas e pessoas com deficiência, que sofrem ou sofreram violência”, pontuou.
Conforme explicou a psicóloga da Sala Lilás do Alto Sertão, Elis Lavínia Carvalho, o serviço oferta escuta especializada e acolhimento seguro para as vítimas que são atendidas no local. “Estamos aqui diariamente no atendimento às vítimas que, em sua maioria, chegam a nós fragilizadas, necessitando de uma escuta especializada, acolhimento e de uma rede que as oriente sobre os encaminhamentos necessários”, completou.
Além do Alto Sertão, a RAV também conta com portas de atendimento localizadas em Maceió, no Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital da Mulher (HM) e no Complexo de Delegacias Especializadas (Code). Já no interior, também está presente no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Sobre a RAV
%20(1).jpg)
A Rede foi instituída pelo Decreto nº 89.437, de 28 de fevereiro de 2023, tem caráter intersetorial e é pautada na prevenção, identificação, assistência, monitoramento e avaliação das violências às populações vulneráveis, no âmbito do Estado de Alagoas. As ações governamentais da RAV são executadas com vistas ao enfrentamento das violências, de forma a facilitar o acolhimento seguro, assistência qualificada, escuta especializada, eficiente, eficaz e não revitimizadora.
O serviço também tem o propósito de promover os encaminhamentos necessários para garantia dos direitos fundamentais das vítimas, de maneira resolutiva, bem como, na orientação da população e dos profissionais vinculados à temática, tanto quanto à prevenção como ao combate.
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
