Suspeito de matar CEO nos EUA, Luigi Mangione vira meme. Veja detalhes
Homem foi preso nesta segunda nos Estados Unidos e se tornou popular na internet. A maioria das publicações é de tom bem-humorado
A prisão e a revelação da identidade do homem suspeito de matar um presidente-executivo (CEO, em inglês) de um plano de saúde nos Estados Unidos levou à circulação de um grande número de memes. Luigi Mangione apareceu entre os termos mais buscados nesta segunda-feira (9/12) em plataformas digitais.
Luigi foi preso nesta segunda em uma rede de fast food na cidade de Altooma, nos Estados Unidos. Ele é suspeito de ter atirado e matado Brian Thompson, de 50 anos, CEO de uma das maiores seguradoras de saúde do país, a UnitedHealthcare.
O suspeito aparece em várias publicações de tom humorístico na internet. No X (antigo Twitter) há imagens que associam Luigi ao personagem de mesmo nome e que faz dupla com o personagem de games super Mario Bross.
Em um vídeo, uma mulher faz massagem na virilha de um jogador de basquete na qual é exibida a frase: “Eu interrogando Luigi”. A anedota é uma referência ao porte atlético do suspeito, que ostenta um corpo malhado.
Outro post mostra uma reprodução do personagem Tony, protagonista do seriado norte-americano “Família Soprano”, dizendo “aqui nesta casa Luigi Mangione é um herói, fim da história”. Tony é um gangster que tem no comportamento violento uma das marcas.
Outro perfil brinca ao mostrar um sanduíche que seria entregue a Luigi na prisão. A frase “indo visitar Luigi Mangione” é seguida da hashtag “mulher de preso”.
No Instagram, um perfil brinca com uma montagem e diz que não seria possível Luigi ser o atirador, pois ele estaria bebendo com o autor da publicação. Outro perfil faz uma imagem 3D inspirada na fisionomia de Luigi e diz que ele é um super-herói dos Estados Unidos.
No momento da prisão, a polícia apreendeu com Luigi um revólver, um silenciador e uma identidade falsa. Ele também estava vestindo roupas compatíveis com as do atirador que matou o CEO.
Luigi é natural de Towson, em Maryland. Ele estudou em uma universidade de elite nos EUA e é considerado um “gênio da tecnologia” anticapitalista, segundo informações do jornal New York Post.
O jovem odiava a comunidade médica pela forma que seus parentes eram tratados em unidades de saúde, disse uma fonte ao NYP.
Ativista anticapitalista na internet, Luigi costuma fazer citações do terrorista Ted Kaczynski, conhecido como “Unabomber”.