Projeto de Lei de Rodrigo Cunha é aprovado e dá acesso total às informações de execução das obras públicas
Pelo projeto, o governo federal deverá criar e manter de forma permanente um cadastro informatizado e disponível de forma livre na Internet.
Mais um projeto do senador Rodrigo Cunha (Podemos) voltado à transparência, à probidade administrativa e ao uso correto dos recursos públicos avançou no Senado. Nesta terça-feira (17), a Comissão de Assuntos Econômicos da Casa aprovou a proposta (PL 1343/22) de autoria de Rodrigo, que cria o cadastro nacional informatizado de obras públicas custeadas com recursos federais.
Pelo projeto, o governo federal deverá criar e manter de forma permanente um cadastro informatizado e disponível de forma livre na Internet. Este cadastro se destinará à consulta pública de todas as obras de engenharia e serviços em execução e custeadas com investimentos e verbas públicas. De acordo com Cunha, é fundamental que a população, de modo geral, possa ter acesso a estas informações.
“Ao permitir conhecimento amplo das obras em andamento, temos convicção de que contribuiremos para melhorar o gerenciamento do fluxo de recursos orçamentários e financeiros destinados aos empreendimentos custeados com recursos da União, o que contribuirá para o adequado desenvolvimento da infraestrutura do país”, afirma o parlamentar em trecho do PL 1343/22.
O cadastro proposto por Rodrigo Cunha deverá apresentar informações primordiais sobre cada obra pública. Entre outros dados, a plataforma precisará se georreferenciada, permitindo a identificação clara e precisa de onde os serviços estão sendo realizados. O cadastro trará também o valor estimado, apurado com base nos orçamentos constantes do respectivo projeto básico, e a data de início e data de término da execução, atualizadas sempre que ocorrerem modificações contratuais.
“A necessidade de dispor estas informações foi identificada e determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2007. Entretanto, 17 anos depois, esta norma não foi cumprida. As obras públicas não podem ficar inacabadas e todos os detalhes deve estar acessíveis ao cidadão. Com este projeto queremos mais transparência e mais controle social sobre as obras custeadas com o dinheiro do povo”, finaliza Cunha na justificativa do projeto.
Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto reduz abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
