Quarta edição do projeto ‘Mãe Arapiraquense’ contemplou mais de 600 gestantes na cidade
Objetivo é incentivar e contribuir com o fortalecimento do pré-natal no município

“Gestar é um momento singular. É quando são criados os primeiros laços, o sentimento recíproco de amor e carinho entre a mãe e o bebê ainda na barriga. Cada mês que se passa, mais esse elo se consolida e transforma as vidas das mulheres, dos filhos, enfim, de toda a família. E é com sensibilidade, que chegamos a mais essa etapa, de poder dar a essas mamães [atendidas pelos CRAS e UBSs] um afago, um abraço carinhoso e mostrar que estamos aqui para o que elas precisarem. Essa foi a última entrega de kits de 2024, mas o que fica é todo o aprendizado e a empatia criada com todas essas mulheres, que, em breve, terão em suas mãos a concretização do amor genuíno”, declarou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.
Foram com essas palavras, que a Prefeitura de Arapiraca realizou, nessa quinta-feira (19), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), a entrega de mais 100 kits às mulheres inseridas no projeto “Mãe Arapiraquense”.
O projeto, que chegou a sua 4ª edição em 2024, visa incentivar e contribuir com o fortalecimento do pré-natal no município, sensibilizando as mamães sobre a importância das consultas médicas especializadas.
A iniciativa também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que tem realizado a confecção de uma cartilha de orientações sobre o projeto Mãe Arapiraquense e a disponibilidade dos cartões de identificação, grupos de gestantes até a mobilização do dia da entrega dos enxovais.
As entregas dos kits se estenderam para os cinco Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e suas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que fazem parte do território de abrangência do bairro Canafístula, Jardim das Paineiras, Mangabeiras, Manoel Teles e Planalto.
Desde o início deste ano para cá, o projeto já realizou a entrega de mais de 600 kits às mamães do município arapiraquense.
“As ações entre as secretarias de saúde e assistência criam uma rede de proteção, e as gestantes são acompanhadas desde o primeiro momento, orientadas visando promover o desenvolvimento saudável dos seus filhos. Fico muito feliz em saber que as mães arapiraquenses cuidam de suas crianças”, apontou o prefeito Luciano Barbosa.
Foram contempladas, nesta edição, as mamães atendidas pelos CRAS e UBSs das seguintes localidades:
– CRAS Canafístula e UBS: 1 Centro, Bom Jardim, Canafístula e Cangandu;
– CRAS Jardim das Paineiras e UBS: Capim, Jardim das Paineiras, Nilo Coelho, Vila São Francisco, Vila Fernandes e Canãa;
– CRAS Mangabeiras e UBS: 3 Centro, 5 Centro, Senador Arnon de Melo, Teotônio Vilela e Vila Aparecida;
– CRAS Manoel Teles e UBS: 2 Centro, Manoel Teles, Cavaco, Zélia Barbosa e Baixão; e
– CRAS Planalto e UBS: Bom Sucesso, Cohab Nova, Carrasco, Nossa Senhora Aparecida e Vila São José.
Os kits são compostos por uma bolsa de bebê, toalha fralda, lençol de xixi, conjunto de malha, cobertor, calça enxuta, pacote de fraldas, kit camiseta de pijama e kit para bebê.
Últimas notícias

Arapiraca se destaca entre os municípios nordestinos com melhor qualidade na educação em 2025

Alfredo Gaspar vai pedir prisão preventiva de Milton Cavalo e denuncia organização criminosa dentro do Sindnapi

Homem é assassinado durante inauguração de praça no Village Campestre em Maceió

Fazendeiro acusado de mandar matar empresário é condenado pela terceira vez e foge da Justiça

Abrasel nega interdições por metanol em Maceió e SMS retifica informação inicial

Arthur Lira anuncia R$ 2,5 mi para pavimentação em Água Branca; obras já passam de 60%
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
