Arapiraca investe no planejamento urbano para a promoção da cultura, turismo, lazer e justiça social
Ciclovia do Trabalhador é uma das principais intervenções

As soluções urbanísticas desempenham papel importante no fortalecimento de vínculos entre as pessoas de diferentes classes sociais. O planejamento urbano também é política pública no combate às desigualdades.
A exemplo do que foi feito na cidade de Medellin, na Colômbia, que era controlada pelos cartéis do tráfico de drogas e pela violência, e também na cidade do Recife, com a implantação do Compaz, Arapiraca vem adotando um planejamento estratégico urbanístico desde as primeiras gestões do prefeito Luciano Barbosa.
Foram criadas as bibliotecas digitais de bairros, as Arapiraquinhas; as escolas de tempo integral; o Centro de Belas Artes, o Mercado do Artesanato, o Bosque das Arapiracas e o Parque Ceci Cunha, além dos centros de convívio urbano nos bairros Arnon de Mello, Novo Horizonte, Bonsucesso e Massaranduba.
A Ciclovia do Trabalhador avança a passos largos e o Binário da Marginal do Riacho Piauí, que passam por diversos bairros da área central da cidade.
Os dois projetos de urbanismo social devem ser concluídos em 2025, a exemplo do Centro de Convenções, no Lago da Perucaba, que passou por completa revitalização.
Convívio social
Com esses espaços, a cidade passou a promover a convivência entre as diferentes classes sociais, aumentando a coesão entre os distintos segmentos da população de Arapiraca e visitantes.
O deputado federal Daniel Barbosa tem papel importante, com a destinação de recursos para obras de mobilidade e desenvolvimento urbano em Arapiraca.
Na área central da cidade, no prédio da antiga estação ferroviária, será construída a Estação Digital e o Memorial da História de Arapiraca.
As obras de toda a estrutura física do Centro de Convenções já foram concluídas e os serviços avançam agora para as etapas finais, com o projeto luminotécnico, ambientação, pintura geral e paisagismo.
O espaço terá sete salas de exposições, capacidade para acomodar mais de 60 estandes, camarins, salas de conferências, banheiros, lanchonetes, amplo estacionamento e um centro de convívio urbano com paisagismo, num dos mais belos cartões-postais da cidade, o Lago da Perucaba.
O prédio do Centro de Convenções de Arapiraca também contará espaço com 2,5 mil metros quadrados e com capacidade para 1.200 pessoas, entre outros lugares para a realização de eventos locais e regionais, fomentando a cultura e o turismo de negócios no município e região.
Últimas notícias

Carlinhos Maia é flagrado de quadriciclo em área de desova de tartaruga no Litoral Sul de AL

STF decide que prática de revista vexatória em presídios é ilegal

Governador Paulo Dantas entrega acesso ao povoado Promissão, em Inhapi

Prefeitura de Maceió instala Ponto de Entrega Voluntária no bairro da Serraria

Brota na Grota oferece serviços gratuitos no Mercado da Produção na sexta-feira (4)

Família pede ajuda para custear tratamento de bebê com plagiocefalia severa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
