Arapiraca

Arapiraca investe no planejamento urbano para a promoção da cultura, turismo, lazer e justiça social

Ciclovia do Trabalhador é uma das principais intervenções

Por 7Segundos com Assessoria 27/12/2024 09h09
Arapiraca investe no planejamento urbano para a promoção da cultura, turismo, lazer e justiça social
Arapiraca investe no planejamento urbano para a promoção da cultura, turismo, lazer e justiça social - Foto: Reprodução

As soluções urbanísticas desempenham papel importante no fortalecimento de vínculos entre as pessoas de diferentes classes sociais. O planejamento urbano também é política pública no combate às desigualdades.

A exemplo do que foi feito na cidade de Medellin, na Colômbia, que era controlada pelos cartéis do tráfico de drogas e pela violência, e também na cidade do Recife, com a implantação do Compaz, Arapiraca vem adotando um planejamento estratégico urbanístico desde as primeiras gestões do prefeito Luciano Barbosa.

Foram criadas as bibliotecas digitais de bairros, as Arapiraquinhas; as escolas de tempo integral; o Centro de Belas Artes, o Mercado do Artesanato, o Bosque das Arapiracas e o Parque Ceci Cunha, além dos centros de convívio urbano nos bairros Arnon de Mello, Novo Horizonte, Bonsucesso e Massaranduba.

A Ciclovia do Trabalhador avança a passos largos e o Binário da Marginal do Riacho Piauí, que passam por diversos bairros da área central da cidade.

Os dois projetos de urbanismo social devem ser concluídos em 2025, a exemplo do Centro de Convenções, no Lago da Perucaba, que passou por completa revitalização.

Convívio social

Com esses espaços, a cidade passou a promover a convivência entre as diferentes classes sociais, aumentando a coesão entre os distintos segmentos da população de Arapiraca e visitantes.

O deputado federal Daniel Barbosa tem papel importante, com a destinação de recursos para obras de mobilidade e desenvolvimento urbano em Arapiraca.

Na área central da cidade, no prédio da antiga estação ferroviária, será construída a Estação Digital e o Memorial da História de Arapiraca.

As obras de toda a estrutura física do Centro de Convenções já foram concluídas e os serviços avançam agora para as etapas finais, com o projeto luminotécnico, ambientação, pintura geral e paisagismo.

O espaço terá sete salas de exposições, capacidade para acomodar mais de 60 estandes, camarins, salas de conferências, banheiros, lanchonetes, amplo estacionamento e um centro de convívio urbano com paisagismo, num dos mais belos cartões-postais da cidade, o Lago da Perucaba.

O prédio do Centro de Convenções de Arapiraca também contará espaço com 2,5 mil metros quadrados e com capacidade para 1.200 pessoas, entre outros lugares para a realização de eventos locais e regionais, fomentando a cultura e o turismo de negócios no município e região.