Governo vai ampliar oferta educacional para povos indígenas em São Sebastião
No próximo dia 02 será inaugurada escola para comunidade Karapotó - Terra Nova; na ocasião, será assinada ordem de serviço para construção de nova unidade para a comunidade Karapotó-Plak-O

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai ampliar a oferta educacional para os povos indígenas do município de São Sebastião. Na próxima quinta-feira (02), a partir das 11h, no Distrito Terra Nova, será entregue uma nova escola para a comunidade Karapotó-Terra Nova, evento que contará com a presença do governador Paulo Dantas e da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos. Na ocasião, também será assinada a ordem de serviço para a construção de uma nova unidade no povoado Karapotó- Plak-O. Juntas, as duas escolas terão capacidade para atender 800 estudantes.
Um investimento de R$ 3,6 milhões, a nova unidade tem capacidade para 400 alunos e conta com cinco salas, além da quadra coberta com vestiário. Lá serão ofertadas a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e II.
A construção da escola do povoado Karapotó - Terra Nova atende a uma antiga demanda da comunidade. Até então, as crianças tinham que sair do seu povoado para estudarem na zona urbana de São Sebastião. Agora, terão a sua própria escola e, além de não precisarem mais se deslocar, poderão vivenciar sua cultura e tradições dentro do ambiente escolar.

“A construção dessa instituição é uma conquista histórica para a comunidade. Ela foi planejada de acordo com as especificidades culturais e educacionais dos povos indígenas, sendo idealizada para promover o acesso à educação de qualidade, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza a cultura indígena, proporcionando um ambiente que respeita e integra suas tradições e conhecimentos ancestrais”, explica o superintendente de Engenharia da Seduc, Lucas Raniery.
Ordem de serviço
No mesmo dia, será assinada ordem de serviço para a construção de uma nova escola na comunidade Karapotó-Plak-O, também em São Sebastião. A nova unidade terá capacidade para atender 400 estudantes e contará com cinco salas e quadra coberta.
“Atualmente, nossa comunidade conta com 68 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Com esta nova escola, ganharemos salas mais amplas e poderemos realizar atividades culturais, aulas diferenciadas e prática esportiva na quadra. Isso vai melhorar bastante a nossa oferta educacional”, destaca Ana Lúcia Ferreira de Souza, diretora da Escola Estadual Indígena Itapó.
Últimas notícias

Urbanização da orla da comunidade Ponta Mofina será inaugurada na sexta-feira, 01

Homem morre após cair de bicicleta em Luziápolis; IML confirma óbito

Receita Federal apreende cerca de R$ 3 milhões em calçados falsificados em Maceió

Seminfra substitui tubulação da região central, que ameaçava colapsar

JHC está em negociações avançadas com o União Brasil

Se vier a Alagoas, Lula será recebido com protesto em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
