Governo vai ampliar oferta educacional para povos indígenas em São Sebastião
No próximo dia 02 será inaugurada escola para comunidade Karapotó - Terra Nova; na ocasião, será assinada ordem de serviço para construção de nova unidade para a comunidade Karapotó-Plak-O

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai ampliar a oferta educacional para os povos indígenas do município de São Sebastião. Na próxima quinta-feira (02), a partir das 11h, no Distrito Terra Nova, será entregue uma nova escola para a comunidade Karapotó-Terra Nova, evento que contará com a presença do governador Paulo Dantas e da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos. Na ocasião, também será assinada a ordem de serviço para a construção de uma nova unidade no povoado Karapotó- Plak-O. Juntas, as duas escolas terão capacidade para atender 800 estudantes.
Um investimento de R$ 3,6 milhões, a nova unidade tem capacidade para 400 alunos e conta com cinco salas, além da quadra coberta com vestiário. Lá serão ofertadas a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e II.
A construção da escola do povoado Karapotó - Terra Nova atende a uma antiga demanda da comunidade. Até então, as crianças tinham que sair do seu povoado para estudarem na zona urbana de São Sebastião. Agora, terão a sua própria escola e, além de não precisarem mais se deslocar, poderão vivenciar sua cultura e tradições dentro do ambiente escolar.

“A construção dessa instituição é uma conquista histórica para a comunidade. Ela foi planejada de acordo com as especificidades culturais e educacionais dos povos indígenas, sendo idealizada para promover o acesso à educação de qualidade, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza a cultura indígena, proporcionando um ambiente que respeita e integra suas tradições e conhecimentos ancestrais”, explica o superintendente de Engenharia da Seduc, Lucas Raniery.
Ordem de serviço
No mesmo dia, será assinada ordem de serviço para a construção de uma nova escola na comunidade Karapotó-Plak-O, também em São Sebastião. A nova unidade terá capacidade para atender 400 estudantes e contará com cinco salas e quadra coberta.
“Atualmente, nossa comunidade conta com 68 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Com esta nova escola, ganharemos salas mais amplas e poderemos realizar atividades culturais, aulas diferenciadas e prática esportiva na quadra. Isso vai melhorar bastante a nossa oferta educacional”, destaca Ana Lúcia Ferreira de Souza, diretora da Escola Estadual Indígena Itapó.
Últimas notícias

Caminhão carregado de garrafões de água tomba em Viçosa

Homem de 28 anos é morto a tiros no Conjunto Novo Jardim

Produtor cultural lança projeto de salvaguarda no Litoral Norte de Alagoas

Representando Comissão da Câmara, Teca Nelma defende ensino público em ato da Feira da Reforma Agrária

Videomonitoramento da SSP flagra agressão contra mulher e autor é preso em flagrante

Ex-Exaltasamba, cantor Chrigor é internado e cancela agenda de shows
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
