Criança arapiraquense que perdeu movimento da perna após injeção volta a andar com dificuldades
Família enfrenta dificuldades financeiras e pede ajuda para auxiliar no tratamento
A pequena Eliza Laura dos Santos, de apenas dois anos, que havia perdido o movimento de uma das pernas após receber uma injeção na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macêdo, em Arapiraca, começou a se recuperar. No entanto, o progresso é limitado, e a criança ainda apresenta dificuldades na mobilidade. Em meio ao tratamento, a família passa por dificuldades financeiras e busca ajuda para auxiliar no tratamento da menina.
Desde que a situação veio à público no final de novembro, a família conseguiu doações que auxiliaram na realização de alguns dos exames pela rede particular, mas ainda assim, as condições da família são difíceis. A mãe de Eliza, Edivânia Maria dos Santos, é dona de casa e agora precisa se dedicar exclusivamente aos cuidados com a filha. O esposo dela é pedreiro e atualmente não tem trabalho com carteira assinada.
A família disponibilizou uma chave de pix para receber as doações, em nome do CPF da mãe, Edvania Maria dos Santos, de número: 115.517.304-05.
Além das dificuldades no sustento familiar, a pequena Eliza tem ainda exames que custam pouco mais de R$ 3 mil para fazer que estão deixando os pais preocupados. Segundo Edvânia, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) se comprometeu em custear todas as despesas médicas, mas ela não obteve resposta sobre estes últimos exames.
O 7Segundos entrou em contato com a assistência social da Sesau que informou que alguns dos exames solicitados para a criança não são cobertos pelo SUS e que o Estado está buscando viabilizar por meio do Consórcio Intermunicipal do Estado de Alagoas (Conisul). A assistência disse que voltaria a entrar em contato com a família de Eliza, para buscar mais informações sobre os exames e garantir a cobertura médica sem custos para a família.
Relembre o caso
Eliza deu entrada na UPA Noel Macêdo em 11 de novembro, apresentando febre e vômito. A criança, acompanhada do pai, recebeu uma injeção durante o atendimento. Ao retornar para casa, a menina não conseguia mais se sentar, mas a família acreditou que a dor fosse uma reação passageira. No entanto, após oito dias sem melhora, os pais perceberam que algo estava errado. “Ela conseguia mexer o corpo todo, menos a perna onde tomou a injeção”, contou a mãe.
Preocupados, os pais levaram Eliza novamente à UPA. Depois de horas de espera, ela foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. A criança permaneceu internada por quatro dias, realizando exames, até receber o diagnóstico de uma neurologista: a paralisia na perna foi provocada pela agulha da injeção, que atingiu o nervo ciático.
Ainda em novembro, a UPA Noel Macêdo informou ter aberto uma sindicância para investigar o caso. Em nota à imprensa, a unidade de saúde afirmou que as circunstâncias do atendimento seriam apuradas por uma comissão que ouviria a equipe envolvida. Caso fosse comprovado erro ou negligência, seriam tomadas medidas disciplinares.
Até o momento, a família não recebeu atualizações sobre o resultado da sindicância. Enquanto isso, enfrenta desafios para assegurar o tratamento adequado de Eliza e busca apoio para realizar exames fundamentais para a recuperação completa da criança.
Últimas notícias
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Justiça decreta medidas protetivas de urgência a criança autista agredida em clínica de Maceió
Acusados de matar vendedor em bar de Arapiraca serão julgados nesta quarta-feira (5)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
