Hospital de Emergência do Agreste divulga balanço anual do programa Preparando a Volta para Casa
A psicóloga Mônica Leal ressalta a importância dos treinamentos dos familiares para a recuperação dos pacientes após a alta hospitalar

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, apresentou o balanço anual das atividades realizadas pelo programa Preparando a Volta para Casa (PPVC). O serviço completou 11 anos de atuação em 2024, com foco na reabilitação de pacientes com sequelas graves de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumatismo Cranioencefálico (TCE).
Ao longo do ano passado, 435 familiares de 138 pacientes com sequelas graves de AVC e TCE foram atendidos pelos profissionais do programa. Os 64 relatórios produzidos foram encaminhados a órgãos como o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e os Programas de Saúde da Família (PSF) dos municípios de origem dos pacientes.
A equipe também produziu 64 cartilhas multidisciplinares e distribuiu 55 cartilhas de comunicação alternativa destinadas aos familiares de pacientes com rebaixamento cognitivo, contribuindo para a continuidade do cuidado domiciliar.
A equipe técnica do programa realizou 19 aulas multidisciplinares e coordenou quatro campanhas de conscientização: Janeiro Branco, Maio Amarelo, Agosto Lilás e Setembro Amarelo. As ações contaram com a participação de autoridades como representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha, Delegacia da Mulher e instituições como a Casa Dona Paula, além de psicólogos e médicos do HEA.
O programa também recebeu o apoio de acadêmicos das áreas de Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, que participaram de ações práticas e realizaram entrevistas com familiares para avaliar a reabilitação dos pacientes e monitorar o trabalho realizado pelos órgãos municipais pós-alta hospitalar.
A coordenadora do programa, a psicóloga Mônica Leal, destacou a importância da iniciativa na reabilitação de pacientes e no suporte às famílias. “O Preparando a Volta para Casa atua diretamente para garantir altas hospitalares seguras e a continuidade do cuidado domiciliar. Nosso trabalho tem sido uma ponte fundamental entre o hospital, os órgãos competentes e os familiares, reduzindo a ansiedade e fortalecendo a rede de apoio. Treinamos os familiares para receberem estes pacientes de volta ao lar da melhor maneira possível, cientes de como vão alimentar, fazer a higiene pessoal, entre outros serviços que podem ser necessários para garantir uma evolução positiva na recuperação dos pacientes”, explicou.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, ressaltou o impacto do programa na saúde pública regional. “Há 11 anos, o PPVC transforma a vida de pacientes e familiares, ao oferecer um cuidado humanizado e integrado. O programa reflete o compromisso do HEA com a excelência nos serviços prestados e com a formação de futuros profissionais de saúde”, destacou Bárbara.
Últimas notícias

Caminhão carregado de garrafões de água tomba em Viçosa

Homem de 28 anos é morto a tiros no Conjunto Novo Jardim

Produtor cultural lança projeto de salvaguarda no Litoral Norte de Alagoas

Representando Comissão da Câmara, Teca Nelma defende ensino público em ato da Feira da Reforma Agrária

Videomonitoramento da SSP flagra agressão contra mulher e autor é preso em flagrante

Ex-Exaltasamba, cantor Chrigor é internado e cancela agenda de shows
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
