Chuva de sexta e sábado em Arapiraca superou em três vezes a média para todo o mês de janeiro
Em dois dias, volume foi de 127,5 milímetros e média para o mês é de 36 milímetros
Conforme informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) divulgadas pela prefeitura de Arapiraca na manhã deste domingo (12), o volume de chuvas registrado na última sexta e sábado na cidade superou em mais de três vezes a precipitação esperada para o período.
Entre o repentino temporal na tarde de sexta e a forte chuva com trovões e relâmpagos na madrugada deste domingo, o volume de total foi de 127,5 milímetros, muito maior que a média histórica dos últimos 53 anos para Arapiraca, que era de 36 milímetros.
O engenheiro-agrônomo João Batista, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, registrou precipitação de 72,5 milímetros na chuva que caiu durante a tarde e se estendeu até a noite. Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, a medição registrou mais 55 milímetros de chuva.
As fortes chuvas na região estão ligadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e às altas temperaturas.
De acordo com a previsão do tempo divulgada na página da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), é possível que a chuva persista pelo menos até terça-feira no agreste alagoano.
Em Arapiraca, os últimos temporais provocaram, além de alagamentos em vários pontos da cidade, outros transtornos, como o surgimento de buracos em vias e a queda de uma árvore na Praça Luiz Pereira Lima.