Tô Seguro: Prefeitura vai garantir serviços de saúde e acessibilidade durante Folia de Rua
Programação da Secretaria de Saúde inclui distribuição de camisinhas e orientações sobre PrEP e PEP, que serão tema central da campanha
Carnaval tem que ter folia, mas também saúde, cuidado, respeito e inclusão. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando para que o Folia de Rua, que acontece a partir desta sexta-feira (14), às 20h, seja uma festa totalmente acessível e segura para todos os foliões que aproveitarão o carnaval no Lago da Perucaba neste ano.
Durante os três dias de evento, que contarão com atrações nacionais, locais e os tradicionais bloquinhos de carnaval, a festa contará com a presença da Unidade Móvel de Arapiraca (UMA) com três equipes de atendimento médico a urgências e emergências, além de equipes da Vigilância Sanitária.
Para que todos possam se divertir com inclusão e igualdade, a gestão também vai disponibilizar o Camarote da Acessibilidade, um espaço exclusivo para pessoas com deficiência que está disponível nos três dias de festa assim como a Estação Prevenção na Folia, que busca levar orientações para a população.
Na sexta e no sábado (a partir das 20h e 14h30, respectivamente), dias de arrastão e desfile dos blocos, haverá distribuição de preservativos e orientações sobre a PrEP e PEP, prevenção contra HIV, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), enquanto no domingo (a partir das 16h), durante o Folia Kids, as orientações serão voltadas a vacinação e cuidados com a saúde bucal, contando com a participação do Zé gotinha, Zé Dentinho e Maria Dentinha.
A festa começa oficialmente na sexta, mas o lançamento do Tô Seguro, o tradicional bloco carnavalesco da Secretaria de Saúde, aconteceu nesta terça-feira (11), às 9h, no Centro Administrativo.
Combate ao HIV
Neste ano, o tema principal da prevenção no Folia de Rua é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), duas das principais medidas de prevenção contra o HIV. A implantação da PEP aconteceu no ano passado, no início do mês de dezembro, e foi um marco histórico para a saúde pública do município.
A PrEP é disponibilizada no Centro de Testagem e Aconselhamento e no Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), enquanto a PEP é oferecida em três unidades diferentes, cada uma com encaminhamento específico. Todas as informações podem ser encontradas AQUI.
Últimas notícias
Condutor de caçamba é detido pela PM após flagrante de crime ambiental
PM prende dupla por roubo com simulacro e captura foragido da Justiça em Maceió
PM apreende mais de 1.800 porções de drogas em ações em Arapiraca e Piaçabuçu
João Gomes aposta em terno bordado com filé na supercopa e valoriza artesanato de Alagoas
Dois homens ficam feridos após confronto com guarda municipal em São Miguel dos Campos
Homem é encontrado morto em estrada vicinal na zona rural de Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
