Tô Seguro: Prefeitura vai garantir serviços de saúde e acessibilidade durante Folia de Rua
Programação da Secretaria de Saúde inclui distribuição de camisinhas e orientações sobre PrEP e PEP, que serão tema central da campanha
Carnaval tem que ter folia, mas também saúde, cuidado, respeito e inclusão. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando para que o Folia de Rua, que acontece a partir desta sexta-feira (14), às 20h, seja uma festa totalmente acessível e segura para todos os foliões que aproveitarão o carnaval no Lago da Perucaba neste ano.
Durante os três dias de evento, que contarão com atrações nacionais, locais e os tradicionais bloquinhos de carnaval, a festa contará com a presença da Unidade Móvel de Arapiraca (UMA) com três equipes de atendimento médico a urgências e emergências, além de equipes da Vigilância Sanitária.
Para que todos possam se divertir com inclusão e igualdade, a gestão também vai disponibilizar o Camarote da Acessibilidade, um espaço exclusivo para pessoas com deficiência que está disponível nos três dias de festa assim como a Estação Prevenção na Folia, que busca levar orientações para a população.
Na sexta e no sábado (a partir das 20h e 14h30, respectivamente), dias de arrastão e desfile dos blocos, haverá distribuição de preservativos e orientações sobre a PrEP e PEP, prevenção contra HIV, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), enquanto no domingo (a partir das 16h), durante o Folia Kids, as orientações serão voltadas a vacinação e cuidados com a saúde bucal, contando com a participação do Zé gotinha, Zé Dentinho e Maria Dentinha.
A festa começa oficialmente na sexta, mas o lançamento do Tô Seguro, o tradicional bloco carnavalesco da Secretaria de Saúde, aconteceu nesta terça-feira (11), às 9h, no Centro Administrativo.
Combate ao HIV
Neste ano, o tema principal da prevenção no Folia de Rua é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), duas das principais medidas de prevenção contra o HIV. A implantação da PEP aconteceu no ano passado, no início do mês de dezembro, e foi um marco histórico para a saúde pública do município.
A PrEP é disponibilizada no Centro de Testagem e Aconselhamento e no Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), enquanto a PEP é oferecida em três unidades diferentes, cada uma com encaminhamento específico. Todas as informações podem ser encontradas AQUI.
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
