Tô Seguro: Prefeitura vai garantir serviços de saúde e acessibilidade durante Folia de Rua
Programação da Secretaria de Saúde inclui distribuição de camisinhas e orientações sobre PrEP e PEP, que serão tema central da campanha
Carnaval tem que ter folia, mas também saúde, cuidado, respeito e inclusão. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando para que o Folia de Rua, que acontece a partir desta sexta-feira (14), às 20h, seja uma festa totalmente acessível e segura para todos os foliões que aproveitarão o carnaval no Lago da Perucaba neste ano.
Durante os três dias de evento, que contarão com atrações nacionais, locais e os tradicionais bloquinhos de carnaval, a festa contará com a presença da Unidade Móvel de Arapiraca (UMA) com três equipes de atendimento médico a urgências e emergências, além de equipes da Vigilância Sanitária.
Para que todos possam se divertir com inclusão e igualdade, a gestão também vai disponibilizar o Camarote da Acessibilidade, um espaço exclusivo para pessoas com deficiência que está disponível nos três dias de festa assim como a Estação Prevenção na Folia, que busca levar orientações para a população.
Na sexta e no sábado (a partir das 20h e 14h30, respectivamente), dias de arrastão e desfile dos blocos, haverá distribuição de preservativos e orientações sobre a PrEP e PEP, prevenção contra HIV, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), enquanto no domingo (a partir das 16h), durante o Folia Kids, as orientações serão voltadas a vacinação e cuidados com a saúde bucal, contando com a participação do Zé gotinha, Zé Dentinho e Maria Dentinha.
A festa começa oficialmente na sexta, mas o lançamento do Tô Seguro, o tradicional bloco carnavalesco da Secretaria de Saúde, aconteceu nesta terça-feira (11), às 9h, no Centro Administrativo.
Combate ao HIV
Neste ano, o tema principal da prevenção no Folia de Rua é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), duas das principais medidas de prevenção contra o HIV. A implantação da PEP aconteceu no ano passado, no início do mês de dezembro, e foi um marco histórico para a saúde pública do município.
A PrEP é disponibilizada no Centro de Testagem e Aconselhamento e no Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), enquanto a PEP é oferecida em três unidades diferentes, cada uma com encaminhamento específico. Todas as informações podem ser encontradas AQUI.
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
