Geral

Mediação de conflitos: Iteral recebe representantes de movimentos sociais após interdição da AL-101

Governo de Alagoas abre diálogo com agricultores ameaçados de despejo em Piaçabuçu

Por 7Segundos com Assessoria 12/02/2025 17h05
Mediação de conflitos: Iteral recebe representantes de movimentos sociais após interdição da AL-101
Uma ação de reintegração de posse ameaça a permanência de cerca de 120 famílias acampadas no Sítio Barra das Laranjeiras - Foto: Ascom

Representantes dos movimentos Via do Trabalho (MVT) e Frente Nacional de Lutas (FNL) foram recebidos pelo diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, nesta quarta-feira (12).

O encontro, acompanhado pelo Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, fez parte do acordo de mediação que permitiu a desobstrução de um trecho da rodovia AL-101, na cidade de Piaçabuçu, interditado durante a realização de um protesto, organizado pelo grupo, no dia anterior.

De acordo com as organizações, uma ação de reintegração de posse ameaça a permanência de cerca de 120 famílias acampadas no Sítio Barra das Laranjeiras - propriedade rural situada na região. Eles são contrários à desocupação do imóvel.

Jaime Silva avaliou de maneira positiva o diálogo com os trabalhadores, que voltarão à sede administrativa da autarquia para uma nova reunião, na próxima semana. “A pauta dos manifestantes será avaliada pelo corpo jurídico do instituto para que possamos entender melhor o caso”, declarou o gestor.

Por ser o órgão responsável pela política fundiária do Governo de Alagoas, o Iteral mantém um canal de diálogo permanente com os movimentos sociais de luta pelo direito à terra, buscando construir soluções pacíficas para os conflitos existentes no campo, de modo a garantir a preservação da dignidade das famílias acampadas.