Hospital de Emergência do Agreste reforça importância da prevenção no trânsito
Mais de 14 mil vítimas de acidentes foram atendidas na unidade em 2024

A Direção do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, participou da audiência pública “Paz no trânsito também é questão de saúde pública”, realizada nesta terça-feira (25), no auditório da Defensoria Pública de Alagoas, em Arapiraca. O evento teve como objetivo promover o debate sobre soluções para as causas dos acidentes de trânsito na II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
Representando o HEA, estiveram presentes a diretora-geral Bárbara Albuquerque, o diretor-administrativo Paulo Pereira, o diretor-médico Vanderly Oliveira e o administrador do hospital, Fabiano Lúcio, responsável por apresentar as estatísticas dos atendimentos da unidade. Segundo dados da plataforma GestHosp, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, a unidade hospitalar acolheu 78.785 pessoas.
Desse total, 8.872 foram vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, enquanto 4.411 foram em decorrência de acidentes com carros. Além disso, houve 845 acidentes com bicicletas e 583 atropelamentos, somando 14.711 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito.
Nos últimos três meses, entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, o HEA atendeu 3.800 vítimas de acidentes de trânsito, provenientes de 68 municípios da região. Arapiraca liderou a quantidade de atendimentos, com 46% do total, seguida de Craíbas (4%), Girau do Ponciano (3,8%), São Sebastião (3%) e Limoeiro de Anadia (2,9%).
A audiência também contou com a participação de representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Hospital Chama, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) de Craíbas, Minador do Negrão, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Piranhas, Traipu, Girau do Ponciano, Jaramataia e Senador Rui Palmeira.
Para Bárbara Albuquerque, a parceria entre diversas instituições é um passo importante para a elaboração de soluções conjuntas. “É fundamental que as ações de prevenção e atendimento se complementam, visando não apenas a redução de acidentes, mas a promoção de um trânsito mais seguro e consciente para todos”, afirmou a gestora.
A defensora pública Bruna Cavalcante ressaltou a importância da presença do Hospital de Emergência no Agreste na audiência, afirmando que os dados apresentados ajudam a sensibilizar a sociedade e as autoridades para a necessidade de intensificar os trabalhos de educação, fiscalização e melhorias na infraestrutura das ruas e rodovias.
“A participação do Hospital de Emergência do Agreste foi fundamental. Os números apresentados são capazes de sensibilizar a todos sobre a importância de fortalecer as ações preventivas e de conscientização no trânsito. Apresentamos sugestões para repasses de informações com gestores das instituições de fiscalização e também unir forças com as secretarias de educação nos municípios, reforçando as atividades de promoção à saúde envolvendo estudantes”, destacou a defensora Bruna Cavalcante.
O chefe de segurança no trânsito do Detran Alagoas, Renan Silva, também ressaltou a relevância do evento na construção de possibilidades e ações no interior do Estado, com capacidade para reduzir os índices de acidentes e salvar vidas.
“Eventos como esse são importantes para o planejamento integrado da segurança viária, com o objetivo de reduzir o número de vítimas e aliviar o impacto socioeconômico causado pelos acidentes de trânsito”, afirmou.
Últimas notícias

Governo enviará notificações para celulares roubados e exigirá entrega na delegacia

Entregadores por app paralisam entregas de alimentos em AL e pedem reajuste

Pé-de-meia: nascidos em janeiro e fevereiro recebem nesta segunda

STF mantém multa por Bolsonaro por impulsionar 'Lula Flix'

Sine Alagoas divulga 577 vagas de emprego para esta semana

Homem é preso por transportar fuzil avaliado em mais de R$ 40 mil em veículo roubado no interior de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
