Agreste

Luciano destaca a importância dos professores no processo de acolhimento e inclusão social

Arapiraca deu mais um passo importante na Educação Inclusiva do município.

Por 7Segundos com Assessoria 27/02/2025 16h04 - Atualizado em 27/02/2025 16h04
Luciano destaca a importância dos professores no processo de acolhimento e inclusão social
Prefeito Luciano Barbosa discursando em evento - Foto: Ascom

Na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Arapiraca, promoveu, no Espaço Renê, o I Seminário de Inclusão Educacional, Conhecimento e Sensibilidade, que teve como temática os “Elementos Indissociáveis nos Processos de Inclusão”.

Neste evento, que faz parte da programação da Jornada Pedagógica de 2025, professores(as) e técnicos(as) das escolas e Centros de Educação Infantil debateram as principais necessidades e desafios dos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino ao longo do ano letivo.

Acompanhado da secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, o prefeito Luciano Barbosa destacou o papel fundamental de cada professor(a) na vida dos seus alunos(as), dando acolhimento e o amor fora das suas casas.

“Muitas dessas crianças, pela primeira vez, terão contato com a Educação a partir de vocês [professores]. Vocês irão representar muito para cada uma delas, elas vão crescer na vida sabendo que quem cuidou delas no espaço onde não era o pai ou mãe e muitas dessas crianças não encontram em casa o acolhimento que encontra dentro da escola e é disso que esperamos de vocês. É uma importância que talvez vocês não saibam, a dimensão que todos vocês possuem na vida de cada aluno e aluna, ao dar amor, de mostrar a esses meninos e meninas um mundo melhor e acolhedor. Tudo o que a gente quer na vida é esperança e isso é uma coisa muito importante. Não existe alternativa de mudar o mundo que não seja pelas portas da Educação”
, apontou o gestor municipal.

De acordo com a secretária Ana Valéria Peixoto, a Rede Municipal de Ensino comporta, atualmente, 1800 alunos e alunas especiais atendidos(as) por mais de 500 cuidadores(as), número bastante significativo no processo de acolhimento.

Nós, professores, diretores, coordenadores, desde o porteiro da escola até a direção, a gente precisa entender que essas crianças precisam ser acolhidas. Hoje nós temos 1800 alunos e alunas e mais de 500 cuidadores, então, é uma rede bastante acolhedora.

Para falar sobre acolhimento, o Seminário de Inclusão Educacional, Conhecimento e Sensibilidade contou com a palestra do professor doutor Nágib José, com a temática “A história da Educação Especial – Da segregação à inclusão”, da professora doutora Graciele Faustino, com “Políticas Públicas para a Educação Inclusiva e Diversidade”, e da psicóloga Carolina Sena, com “A escola como espaço de valorização da pessoa com deficiência”.