Luciano destaca a importância dos professores no processo de acolhimento e inclusão social
Arapiraca deu mais um passo importante na Educação Inclusiva do município.
Na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Arapiraca, promoveu, no Espaço Renê, o I Seminário de Inclusão Educacional, Conhecimento e Sensibilidade, que teve como temática os “Elementos Indissociáveis nos Processos de Inclusão”.
Neste evento, que faz parte da programação da Jornada Pedagógica de 2025, professores(as) e técnicos(as) das escolas e Centros de Educação Infantil debateram as principais necessidades e desafios dos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino ao longo do ano letivo.
Acompanhado da secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, o prefeito Luciano Barbosa destacou o papel fundamental de cada professor(a) na vida dos seus alunos(as), dando acolhimento e o amor fora das suas casas.
“Muitas dessas crianças, pela primeira vez, terão contato com a Educação a partir de vocês [professores]. Vocês irão representar muito para cada uma delas, elas vão crescer na vida sabendo que quem cuidou delas no espaço onde não era o pai ou mãe e muitas dessas crianças não encontram em casa o acolhimento que encontra dentro da escola e é disso que esperamos de vocês. É uma importância que talvez vocês não saibam, a dimensão que todos vocês possuem na vida de cada aluno e aluna, ao dar amor, de mostrar a esses meninos e meninas um mundo melhor e acolhedor. Tudo o que a gente quer na vida é esperança e isso é uma coisa muito importante. Não existe alternativa de mudar o mundo que não seja pelas portas da Educação”, apontou o gestor municipal.
De acordo com a secretária Ana Valéria Peixoto, a Rede Municipal de Ensino comporta, atualmente, 1800 alunos e alunas especiais atendidos(as) por mais de 500 cuidadores(as), número bastante significativo no processo de acolhimento.
Nós, professores, diretores, coordenadores, desde o porteiro da escola até a direção, a gente precisa entender que essas crianças precisam ser acolhidas. Hoje nós temos 1800 alunos e alunas e mais de 500 cuidadores, então, é uma rede bastante acolhedora.
Para falar sobre acolhimento, o Seminário de Inclusão Educacional, Conhecimento e Sensibilidade contou com a palestra do professor doutor Nágib José, com a temática “A história da Educação Especial – Da segregação à inclusão”, da professora doutora Graciele Faustino, com “Políticas Públicas para a Educação Inclusiva e Diversidade”, e da psicóloga Carolina Sena, com “A escola como espaço de valorização da pessoa com deficiência”.
Últimas notícias
Vaquejada em Maragogi promete recorde de público na Costa dos Corais
Festividades de 101 anos movimentam economia local e lotam hotéis de Arapiraca
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Maceió retoma a vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
