Fez sexo sem proteção durante o Carnaval? Saiba como evitar infecção por HIV com a PEP
Medicamentos estão disponíveis gratuitos via SUS; saiba onde encontrar

O Carnaval é uma época de celebração e alegria, mas também exige atenção redobrada à saúde, especialmente no que se refere à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Para aqueles que tiveram relações sexuais desprotegidas ou passaram por situações de risco, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV é uma medida eficaz que pode ser adotada para evitar a infecção pelo vírus.
O que é a PEP?
A PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por 28 dias, devendo ser iniciada o mais rápido possível após a exposição de risco, preferencialmente nas primeiras duas horas e, no máximo, até 72 horas. Essa intervenção é indicada em casos como rompimento ou não uso de preservativo durante a relação sexual, situações de violência sexual ou acidentes ocupacionais com materiais biológicos. É fundamental que a pessoa seja acompanhada por uma equipe de saúde durante todo o período de tratamento.
Onde encontrar a PEP em Alagoas?
Em Alagoas, os cidadãos contam com uma rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece a PEP gratuitamente. Em Maceió, o medicamento é ofertado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Trapiche, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins; no Hospital Escola Helvio Auto (HEHA) e no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos no bairro Trapiche, além do Hospital da Mulher, no Poço.
Já no interior, o SUS disponibiliza a PEP no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; no Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; na Unidade Mista Senador Arnon de Melo, em Piranhas; no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e nas UPAS Irmã Dulce, em Marechal Deodoro; Helenilda Veloso, em Palmeira dos Índios, UPA Dr. Ulysses Luna, em Delmiro Gouveia; e UPA Dr. David Disraeli Torres, em Viçosa.
Importância da prevenção contínua
Embora a PEP seja uma medida eficaz após a exposição ao HIV, a prevenção contínua é essencial. O uso consistente de preservativos em todas as relações sexuais é a forma mais eficaz de prevenir o HIV e outras ISTs. Além disso, a testagem regular para HIV e outras infecções é fundamental para a detecção precoce e tratamento adequado
Após o Carnaval, é um momento oportuno para refletir sobre as práticas de saúde e buscar os serviços de prevenção e tratamento disponíveis. A rede de saúde de Alagoas está preparada para oferecer suporte e informações necessárias para garantir o bem-estar da população.
Lembre-se: cuidar da saúde é fundamental para aproveitar os momentos festivos com segurança e responsabilidade.
Últimas notícias
Governo de Alagoas entrega importantes obras na celebração do aniversário de Paripueira

Nattan e Nattanzinho visitam Mercado da Produção e praias de Maceió após show lotado

Homem agride e ameaça companheira com faca no Benedito Bentes

Guarda Municipal de Delmiro recupera duas motos com queixa de roubo durante plantão noturno

Motociclista embriagado fura bloqueio e xinga policiais no Trapiche

Mulher impede companheiro de beber com os vizinhos e é agredida no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
