Fez sexo sem proteção durante o Carnaval? Saiba como evitar infecção por HIV com a PEP
Medicamentos estão disponíveis gratuitos via SUS; saiba onde encontrar

O Carnaval é uma época de celebração e alegria, mas também exige atenção redobrada à saúde, especialmente no que se refere à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Para aqueles que tiveram relações sexuais desprotegidas ou passaram por situações de risco, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV é uma medida eficaz que pode ser adotada para evitar a infecção pelo vírus.
O que é a PEP?
A PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por 28 dias, devendo ser iniciada o mais rápido possível após a exposição de risco, preferencialmente nas primeiras duas horas e, no máximo, até 72 horas. Essa intervenção é indicada em casos como rompimento ou não uso de preservativo durante a relação sexual, situações de violência sexual ou acidentes ocupacionais com materiais biológicos. É fundamental que a pessoa seja acompanhada por uma equipe de saúde durante todo o período de tratamento.
Onde encontrar a PEP em Alagoas?
Em Alagoas, os cidadãos contam com uma rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece a PEP gratuitamente. Em Maceió, o medicamento é ofertado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Trapiche, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins; no Hospital Escola Helvio Auto (HEHA) e no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos no bairro Trapiche, além do Hospital da Mulher, no Poço.
Já no interior, o SUS disponibiliza a PEP no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; no Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; na Unidade Mista Senador Arnon de Melo, em Piranhas; no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e nas UPAS Irmã Dulce, em Marechal Deodoro; Helenilda Veloso, em Palmeira dos Índios, UPA Dr. Ulysses Luna, em Delmiro Gouveia; e UPA Dr. David Disraeli Torres, em Viçosa.
Importância da prevenção contínua
Embora a PEP seja uma medida eficaz após a exposição ao HIV, a prevenção contínua é essencial. O uso consistente de preservativos em todas as relações sexuais é a forma mais eficaz de prevenir o HIV e outras ISTs. Além disso, a testagem regular para HIV e outras infecções é fundamental para a detecção precoce e tratamento adequado
Após o Carnaval, é um momento oportuno para refletir sobre as práticas de saúde e buscar os serviços de prevenção e tratamento disponíveis. A rede de saúde de Alagoas está preparada para oferecer suporte e informações necessárias para garantir o bem-estar da população.
Lembre-se: cuidar da saúde é fundamental para aproveitar os momentos festivos com segurança e responsabilidade.
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
