Tree Cities: Arapiraca recebe selo de sustentabilidade da ONU por segundo ano consecutivo
Município foi o primeiro de Alagoas e quarto do Nordeste a receber reconhecimento em 2024
Por dois anos consecutivos, Arapiraca é destaque internacional em sustentabilidade com o selo Tree Cities, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O reconhecimento se deve ao trabalho realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, na proteção da biodiversidade do Agreste Alagoano durante o ano de 2024.
No ano passado, Arapiraca foi o primeiro município do Estado e o quarto na região Nordeste a receber o selo, ao lado das capitais Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Recife (PE). Dentre as ações realizadas, que tornaram a cidade elegível mais uma vez, estão projetos como o Arapiraca Verde, responsável pelo plantio de mais de 25 mil mudas junto ao Viveiro Municipal, e o Renasce Arapiraca, que tem como objetivo recuperar nascentes de rios no município.
Além disso, o município também realizou ações como o Censo Arbóreo, realizou programas de educação ambiental nas escolas das redes pública e privada, trabalhou no estudo da fitossanidade de árvores em espaços públicos e a criação da APA Jurema, primeira unidade de conservação ambiental da região, que possui 245 hectares de área localizados entre os bairros Olho d’Água dos Cazuzinhas e João Paulo II.
“O selo Tree Cities pelo segundo ano consecutivo representa o compromisso do prefeito Luciano Barbosa com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. É um motivo de alegria e comemoração, mas também traz uma grande responsabilidade. Precisamos continuar trabalhando e protegendo nossa biodiversidade por meio de ações ambientais e educativas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Thomaz Barbosa.
Além de ser famosa por sua economia pulsante e povo acolhedor, a Capital do Agreste também é conhecida por seus belos cartões-postais que esbanjam biodiversidade natureza, como a Área Verde, o Bosque das Arapiracas e o Lago da Perucaba.
“Sendo Arapiraca uma cidade rica em flora e fauna, é essencial que a gente garanta um equilíbrio ambiental para torná-la cada vez mais verde. A manutenção da preservação da biodiversidade contribui não só para o desenvolvimento sustentável, mas também para o bem-estar e o conforto da nossa população, promovendo mais qualidade de vida”, finaliza o prefeito.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
