Tree Cities: Arapiraca recebe selo de sustentabilidade da ONU por segundo ano consecutivo
Município foi o primeiro de Alagoas e quarto do Nordeste a receber reconhecimento em 2024
Por dois anos consecutivos, Arapiraca é destaque internacional em sustentabilidade com o selo Tree Cities, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O reconhecimento se deve ao trabalho realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, na proteção da biodiversidade do Agreste Alagoano durante o ano de 2024.
No ano passado, Arapiraca foi o primeiro município do Estado e o quarto na região Nordeste a receber o selo, ao lado das capitais Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Recife (PE). Dentre as ações realizadas, que tornaram a cidade elegível mais uma vez, estão projetos como o Arapiraca Verde, responsável pelo plantio de mais de 25 mil mudas junto ao Viveiro Municipal, e o Renasce Arapiraca, que tem como objetivo recuperar nascentes de rios no município.
Além disso, o município também realizou ações como o Censo Arbóreo, realizou programas de educação ambiental nas escolas das redes pública e privada, trabalhou no estudo da fitossanidade de árvores em espaços públicos e a criação da APA Jurema, primeira unidade de conservação ambiental da região, que possui 245 hectares de área localizados entre os bairros Olho d’Água dos Cazuzinhas e João Paulo II.
“O selo Tree Cities pelo segundo ano consecutivo representa o compromisso do prefeito Luciano Barbosa com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. É um motivo de alegria e comemoração, mas também traz uma grande responsabilidade. Precisamos continuar trabalhando e protegendo nossa biodiversidade por meio de ações ambientais e educativas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Thomaz Barbosa.
Além de ser famosa por sua economia pulsante e povo acolhedor, a Capital do Agreste também é conhecida por seus belos cartões-postais que esbanjam biodiversidade natureza, como a Área Verde, o Bosque das Arapiracas e o Lago da Perucaba.
“Sendo Arapiraca uma cidade rica em flora e fauna, é essencial que a gente garanta um equilíbrio ambiental para torná-la cada vez mais verde. A manutenção da preservação da biodiversidade contribui não só para o desenvolvimento sustentável, mas também para o bem-estar e o conforto da nossa população, promovendo mais qualidade de vida”, finaliza o prefeito.
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
