Ações da Prefeitura de Penedo no combate à dengue mantém o município livre de epidemias
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra entre janeiro e fevereiro 493 mil casos prováveis de dengue e 217 mortes confirmadas
Entre o final de 2024 até o primeiro dia de março deste ano, Penedo contabiliza cinco notificações sobre dengue, uma para chikungunya e nenhuma para zika, números que comprovam o excelente trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A pasta administrada por Waninna Mendonça realiza ações educativas e mutirões de combate à dengue de forma regular, trabalho fundamental para o controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Sem nenhum caso confirmado de dengue, chikungunya ou zika em Penedo ao longo das semanas epidemiológicas de 29 de dezembro de 2024 a 1º de março de 2025, o município tem situação muito melhor em relação ao estado e ao país.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra entre janeiro e fevereiro 493 mil casos prováveis de dengue e 217 mortes confirmadas. Desses totais, 628 casos casos prováveis de dengue e um óbito foram registrados em Alagoas.

“Além do trabalho excepcional que os nossos agentes de endemias fazem diariamente, temos sempre bons resultados com os mutirões contra a dengue, ação muito importante para a redução dos números. Claro que o trabalho de conscientização da população também é primordial, pois manter os quintais limpos e sem água parada evita a proliferação do mosquito”, destaca a Superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Evelym Ferreira.
Se comparar os dados atuais de Penedo com os dos últimos quatro anos, o município muito prejudicado em 2022 pelo inverno mais rigoroso desde que se iniciou a medição pluviométrica, em 1935, se destaca pelo avanço no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Contabilizados os casos confirmados, as ações constantes da Secretaria de Saúde de Penedo em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos foram fundamentais para a redução dos números.
Dengue
2021 – 32
2022 – 108
2023 – 0
2024 – 8
Chikungunya
2021 – 97
2022 – 4
2023 – 1
2024 – 7
Zika
2021 – 34
2022 – 32
2023 – 0
2024 – 1
“Penedo é uma cidade historicamente endêmica, porém conseguimos reverter esse quadro com ações efetivas. Em 2024, o Brasil teve um surto de dengue, mas Penedo registrou pouquíssimos casos de dengue. Temos que nos orgulhar do trabalho dos nossos agentes de endemias e da conscientização da população”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
Um dos trabalhos de destaque da Secretaria Municipal de Saúde é a realização de mutirões de combate à dengue em áreas que apresentam incidência do mosquito. Nesta quarta-feira (12), os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) realizaram a ação contra o mosquito Conjunto Mata Atlântica I, situado no bairro Raimundo Marinho.
As equipes da SMS visitam imóveis em busca de focos ou locais de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os ACEs também levam informações aos moradores e eliminam locais com água parada, além da aplicação de larvicidas.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
