Falta de Roacutan no SUS prejudica tratamento de pacientes com casos graves de acne em Arapiraca
Medicamento para acne grave está em falta desde o fim de 2024; Sesau promete regularização até o fim deste mês
Pacientes que utilizam a isotretinoína, popularmente conhecida como Roacutan, têm enfrentado dificuldades para dar continuidade ao tratamento em Arapiraca, no Agreste alagoano. O remédio, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para casos graves de acne, está em falta no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), localizado no bairro Cavaco, desde o fim do ano passado.
Embora o Ceaf esteja sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, a responsabilidade pela entrega dos medicamentos é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A interrupção no fornecimento tem afetado diretamente a vida de jovens como a estudante universitária Camila Lourenço, de 19 anos, que precisou suspender o uso da medicação.
"É frustrante, porque eu precisei parar o tratamento com três meses de uso. Quem faz uso do Roacutan sabe bem como os primeiros meses são os piores, pois as espinhas aumentam muito, dói e, as vezes, não consigo nem sair de casa. Infelizmente não tenho condições de comprar a medicação todos os meses. Dependo exclusivamente do SUS pra isso", relatou a jovem.
Procurada pelo Portal 7Segundos, a assessoria de comunicação da Sesau informou que o atraso ocorreu devido a um processo licitatório, que já foi concluído. A pasta garantiu que a Ordem de Fornecimento foi emitida ao laboratório responsável e que o abastecimento do medicamento deve ser normalizado até o fim deste mês.
Confira a nota na íntegra:
A Secretária de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que já concluiu o processo licitatório para a compra do medicamento , destinado ao tratamento de acne, e a Ordem de Fornecimento já foi emitida ao laboratório vencedor da licitação.
Com isso, até o fim do mês deve ser retomada a dispensação da medicação aos usuários cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf).
Últimas notícias
Globo cancela debate presidencial após desistências de Lula e Flávio
Após três anos na FMAC, Myriel Neto celebra festival que fez Maceió receber o Brasil e o mundo
INSS pagará benefício a mulheres afastadas por violência doméstica
Prefeito Rodrigo Cunha entrega área de convivência revitalizada no Virgem dos Pobres 1
Datafolha: Lula marca 42% no 1° turno; Flávio Bolsonaro tem 38%
Gabi Gonçalves apresenta balanço do mandato na reta final das eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
