Promulgada lei que define sexo biológico como critério exclusivo em competições esportivas
De autoria do deputado estadual Cabo Bebeto, a matéria vale tanto para modalidades coletivas quanto individuais
A Lei nº 9.518/2025, de autoria do deputado estadual Cabo Bebeto (PL), foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALE) de Alagoas, deputado Marcelo Victor. A legislação estabelece o sexo biológico como o único critério definidor para a composição de equipes esportivas oficiais no estado, proibindo a participação de pessoas transgênero em categorias femininas ou masculinas que não correspondam ao sexo biológico de nascimento.
A nova lei vale tanto para modalidades coletivas quanto individuais e determina que a atuação de atletas transgênero só será permitida em competições de categoria mista ou em equipes que respeitem o sexo biológico dos competidores.
De acordo com o texto, clubes, federações e entidades esportivas que descumprirem a norma estarão sujeitos a multa no valor de 5 mil Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL). As instituições esportivas terão um prazo de 180 dias para se adequarem às novas regras.
O autor da lei, Cabo Bebeto, justificou a proposta com base em dados hormonais. “Apenas como parâmetro, o nível de testosterona considerado normal, em homens adultos, é de 175 a 781 ng/dl, enquanto em mulheres adultas varia entre 12 a 60 ng/dl. Ou seja, a diferença é muito grande”, afirmou o parlamentar.
Últimas notícias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
