Morre Papa Francisco: veja repercussão entre políticos e autoridades de Alagoas
Líder espiritual deixa legado de humildade e solidariedade em defesa dos mais pobres

O mundo amanheceu de luto nesta segunda-feira (21) com a notícia da morte do Papa Francisco, aos 88 anos. O líder da Igreja Católica faleceu às 7h35 (horário de Roma), ou 2h35 no horário de Brasília, na Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio foi feito oficialmente pelo Camerlengo Kevin Farrell.
No domingo (20), o pontífice deixou uma de suas últimas mensagens durante as celebrações do Domingo de Páscoa, realizadas na Basílica de São Pedro. Em uma de suas falas, durante a tradicional bênção "Urbi et Orbi", Papa Francisco destacou:
“Não podemos estacionar nosso coração nas ilusões deste mundo nem fechá-lo na tristeza; temos de correr, cheios de alegria.”
Reconhecido mundialmente por sua simplicidade, defesa dos pobres e seu posicionamento firme em favor da paz e da justiça social, Papa Francisco recebeu homenagens de líderes religiosos e políticos de todas as partes do mundo. Em Alagoas, autoridades locais se manifestaram nas redes sociais em solidariedade e luto.
O governador do estado, Paulo Dantas, escreveu no X (antigo Twitter):
“Alagoas e o mundo se despedem de um líder espiritual único. O Papa Francisco nos ensinou a cuidar dos pobres e a viver com amor, paz e respeito ao próximo. Descanse em paz.”

O prefeito de Maceió, JHC, também lamentou a morte do pontífice:
“Recebi com pesar a partida do Papa Francisco. Um líder que inspirou o mundo com simplicidade e coragem, sempre ao lado dos mais pobres. Minha solidariedade aos católicos de Maceió, do Brasil e do mundo. Que Deus nos guie no caminho da paz, justiça e amor.”

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, reforçou o legado deixado por Francisco:
“O Brasil e o mundo amanheceram tristes com a notícia da morte do Papa Francisco. Líder da Igreja Católica, Francisco nos deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos, de preocupação com o planeta.”

Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica e ocupava o cargo desde 2013. Sua trajetória foi marcada por gestos de humildade, proximidade com os mais vulneráveis e um incansável apelo por fraternidade entre os povos.
Últimas notícias

STF decide manter a prisão do ex-presidente Fernando Collor
Homem é esfaqueado em rua do bairro Bom Sucesso, em Arapiraca

Prefeita Tia Júlia prestigia posse do secretário de Estado Júlio Cezar
MVV aumenta área de reserva preservada de caatinga para 770 campos de futebol
Operação em sucatas recupera quase 600kg de cabos de uso exclusivo da Equatorial em Arapiraca e Maceió
MST mantém ocupação de fazenda no Agreste de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
