“Protect the Dolls”: entenda a camiseta que viralizou entre famosos
Item com a escrita “Protect the Dolls” se transforma em campanha contra medidas anti-trans do governo norte-americano

Personalidades como Pedro Pascal, Tate McRae e Troye Sivan foram vistos, recentemente, usando a camiseta branca com a frase “Protect the Dolls” (“Protejam as Bonecas”, em tradução livre), que viralizou e se tornou um símbolo de apoio às mulheres trans. O item é uma forma de protesto e declaração contra as medidas anti-trans tomadas pelo governo Donald Trump, nos Estados Unidos.

A camiseta aparentemente simples, mas com uma inscrição que a enche de significado, foi apresentada no encerramento do desfile da marca Conner Ives no London Fashion Week, em fevereiro de 2025, e logo ganhou destaque após ser usada por diferentes celebridades. A frase “Protect the Dolls” rapidamente se tornou, utilizando a moda como veículo, símbolo de resistência.
A expressão “dolls” é um termo amigável originado nos anos 1980 para se referir a mulheres trans. A camiseta foi concebida como uma resposta às políticas anti-trans implementadas pelo governo de Donald Trump, que incluem restrições ao reconhecimento de gênero e ao acesso a cuidados de saúde ao grupo.
A medida do governo estadunidense que mais gerou revolta foi a Ordem Executiva 14168, intitulada “Defendendo as Mulheres do Extremismo da Ideologia de Gênero e Restaurando a Verdade Biológica ao Governo Federal”. Essa ordem estabeleceu que o governo federal reconhece apenas dois sexos, masculino e feminino, determinados no nascimento, e determinou que agências federais substituam o termo “gênero” por “sexo” em seus materiais.
Com isso, milhares de homens e mulheres transgêneros tiveram documentos alterados para o sexo biológico, mesmo que já houvessem, anteriormente, conquistado o registro oficial de mudança de gênero.

Protect the Dolls na prática

O impacto da escrita na peça viral não se limita aos protestos: todo o lucro das vendas da camiseta é destinado à Trans Lifeline, uma organização sem fins lucrativos que oferece suporte emocional e financeiro à comunidade. Até o momento, a iniciativa arrecadou mais de US$ 250 mil, segundo a Conner Ives.
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
