“Protect the Dolls”: entenda a camiseta que viralizou entre famosos
Item com a escrita “Protect the Dolls” se transforma em campanha contra medidas anti-trans do governo norte-americano
Personalidades como Pedro Pascal, Tate McRae e Troye Sivan foram vistos, recentemente, usando a camiseta branca com a frase “Protect the Dolls” (“Protejam as Bonecas”, em tradução livre), que viralizou e se tornou um símbolo de apoio às mulheres trans. O item é uma forma de protesto e declaração contra as medidas anti-trans tomadas pelo governo Donald Trump, nos Estados Unidos.

A camiseta aparentemente simples, mas com uma inscrição que a enche de significado, foi apresentada no encerramento do desfile da marca Conner Ives no London Fashion Week, em fevereiro de 2025, e logo ganhou destaque após ser usada por diferentes celebridades. A frase “Protect the Dolls” rapidamente se tornou, utilizando a moda como veículo, símbolo de resistência.
A expressão “dolls” é um termo amigável originado nos anos 1980 para se referir a mulheres trans. A camiseta foi concebida como uma resposta às políticas anti-trans implementadas pelo governo de Donald Trump, que incluem restrições ao reconhecimento de gênero e ao acesso a cuidados de saúde ao grupo.
A medida do governo estadunidense que mais gerou revolta foi a Ordem Executiva 14168, intitulada “Defendendo as Mulheres do Extremismo da Ideologia de Gênero e Restaurando a Verdade Biológica ao Governo Federal”. Essa ordem estabeleceu que o governo federal reconhece apenas dois sexos, masculino e feminino, determinados no nascimento, e determinou que agências federais substituam o termo “gênero” por “sexo” em seus materiais.
Com isso, milhares de homens e mulheres transgêneros tiveram documentos alterados para o sexo biológico, mesmo que já houvessem, anteriormente, conquistado o registro oficial de mudança de gênero.

Protect the Dolls na prática

O impacto da escrita na peça viral não se limita aos protestos: todo o lucro das vendas da camiseta é destinado à Trans Lifeline, uma organização sem fins lucrativos que oferece suporte emocional e financeiro à comunidade. Até o momento, a iniciativa arrecadou mais de US$ 250 mil, segundo a Conner Ives.
Últimas notícias
Adolescente é baleado e morre após queda de moto em São Miguel dos Campos
Vigilância Sanitária de Maceió interdita fábrica de bolos no bairro Santa Lúcia
Polícia cumpre mandado de prisão por tentativa de feminicídio em Palmeira dos Índios
Ônibus com romeiros de AL com destino ao Juazeiro do Norte-CE se envolve em acidente e deixa feridos
Polícia Civil prende homem de 60 anos condenado por estupro em Arapiraca
Trabalhadores do Hospital Veredas voltam a protestar após seis meses sem salários
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
