MP denuncia PMs por disparos em frente à hamburgueria em Delmiro Gouveia
Fato foi registrado no dia 14 de fevereiro deste ano
Atitudes que distorcem a função e a missão da corporação que tem como obrigação zelar pela paz e a segurança da sociedade, ainda utilizando equipamento pertencente ao Estado, levaram o Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Delmiro Gouveia, a ofertar denúncia contra dois policiais militares lotados no 9º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas. Ambos são acusados de efetuar disparos em via pública, no dia 14 de fevereiro de 2025, em frente ao estabelecimento Hamburguer na Brasa, localizado à Rua Barão do Rio Branco, no centro da cidade.
De acordo com o documento, de autoria do promotor de Justiça Frederico Monteiro, para a autoria deletiva há provas indiscutíveis, catalogadas entre imagens e depoimentos, evidenciando a materialidade do crime. Com tal fundamento, o MPAL pede que sejam aplicadas as sanções penais e administrativas cabíveis, tomando como base o princípio da dignidade da função pública agravando a infração pelo abuso de autoridade, conforme a Lei 13.869/2019.
Na denúncia o promotor também requer que sejam determinadas diligências complementares para a instrução probatória, incluindo perícia balística nas armas de fogo utilizadas, em serviço, pelos denunciados para comparação com os projéteis recolhidos no local do fato.
“Espera-se de um agente de segurança pública disciplina, cumprimento da lei, respeitando o cidadão, protegendo-o, e não intimidando a sociedade que espera da polícia uma atuação diferente e não dotada de abuso de autoridade. Os disparos foram efetuados sem uma justificativa legal ou situação de legítima defesa, e isso caracteriza infringir os preceitos legais e regulamentares da função pública”, destaca o promotor.
Vale ressaltar que a Polícia Militar após analisar as imagens veiculada na mídia, identificou os policiais e determinou que fosse lavrado o Auto de Prisão em Flagrante Transgressional, o que fora encaminhado, em seguida, à Corregedoria-Geral para a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
