Prefeitura de Penedo homenageia Roberta Dias com nome de rua em sua memória
Projeto de Lei enviado à Câmara vai eternizar jovem assassinada em 2012

A Prefeitura de Penedo oficializou um projeto de lei nesta terça-feira (29) que propõe a denominação de uma via ao lado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) como Rua Estudante Roberta Dias. A medida é uma homenagem à jovem penedense brutalmente assassinada em 2012, que teve sua vida interrompida de maneira cruel, aos 18 anos, em um crime que abalou profundamente a cidade e a região.
Roberta Dias, nascida em 26 de novembro de 1993, era estudante do curso técnico em Meio Ambiente do IFAL Penedo e estava grávida de três meses quando foi assassinada, no dia 11 de abril de 2012. O desaparecimento da jovem gerou uma busca angustiante por respostas, que perdurou por quase uma década, gerando dor, incerteza e comoção em toda a cidade.
Somente em 2021, com a confissão de seu assassino e a confirmação por exame de DNA dos ossos encontrados entre o Pontal do Peba e Feliz Deserto, a verdade sobre o crime foi revelada. A brutalidade do assassinato e a luta pela justiça expuseram a urgência no combate à violência contra as mulheres. O caso de Roberta tornou-se emblemático na luta contra o feminicídio e foi acompanhado por familiares e pela sociedade, que clamava por respostas.
A mãe de Roberta, Mônica Reis, e seus familiares nunca desistiram de buscar justiça e manter viva a memória da jovem. Durante treze anos, a incansável busca resultou no julgamento dos culpados, trazendo um alento à dor da família e da comunidade penedense. O caso, além de abalar profundamente a cidade, ganhou repercussão nacional e se tornou um símbolo da luta pela conscientização sobre a violência de gênero.
O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, ressaltou a importância da homenagem, destacando que a nomeação da rua é uma maneira de manter viva a memória de Roberta e reforçar a necessidade de ações contínuas para o enfrentamento à violência contra a mulher. “Mais do que uma homenagem, o ato é um grito de resistência contra a impunidade e a naturalização da violência contra mulheres e meninas”, afirmou o prefeito.
Últimas notícias

Mulher grávida é agredida pelo companheiro em Taquarana

Megaoperação cumpre 80 mandados contra suspeitos ligados ao Comando Vermelho em Alagoas

Jovem de 18 anos assassinado em assalto em Maceió sonhava em ser jogador de futebol

Cinco pessoas são detidas por uso de entorpecentes em diversos pontos de Palmeira

Suspeito de assaltos é preso por tráfico de drogas na Santa Lúcia

Homem é baleado na cabeça e sobrevive na parte alta de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
