Prefeitura de Penedo homenageia Roberta Dias com nome de rua em sua memória
Projeto de Lei enviado à Câmara vai eternizar jovem assassinada em 2012

A Prefeitura de Penedo oficializou um projeto de lei nesta terça-feira (29) que propõe a denominação de uma via ao lado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) como Rua Estudante Roberta Dias. A medida é uma homenagem à jovem penedense brutalmente assassinada em 2012, que teve sua vida interrompida de maneira cruel, aos 18 anos, em um crime que abalou profundamente a cidade e a região.
Roberta Dias, nascida em 26 de novembro de 1993, era estudante do curso técnico em Meio Ambiente do IFAL Penedo e estava grávida de três meses quando foi assassinada, no dia 11 de abril de 2012. O desaparecimento da jovem gerou uma busca angustiante por respostas, que perdurou por quase uma década, gerando dor, incerteza e comoção em toda a cidade.
Somente em 2021, com a confissão de seu assassino e a confirmação por exame de DNA dos ossos encontrados entre o Pontal do Peba e Feliz Deserto, a verdade sobre o crime foi revelada. A brutalidade do assassinato e a luta pela justiça expuseram a urgência no combate à violência contra as mulheres. O caso de Roberta tornou-se emblemático na luta contra o feminicídio e foi acompanhado por familiares e pela sociedade, que clamava por respostas.
A mãe de Roberta, Mônica Reis, e seus familiares nunca desistiram de buscar justiça e manter viva a memória da jovem. Durante treze anos, a incansável busca resultou no julgamento dos culpados, trazendo um alento à dor da família e da comunidade penedense. O caso, além de abalar profundamente a cidade, ganhou repercussão nacional e se tornou um símbolo da luta pela conscientização sobre a violência de gênero.
O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, ressaltou a importância da homenagem, destacando que a nomeação da rua é uma maneira de manter viva a memória de Roberta e reforçar a necessidade de ações contínuas para o enfrentamento à violência contra a mulher. “Mais do que uma homenagem, o ato é um grito de resistência contra a impunidade e a naturalização da violência contra mulheres e meninas”, afirmou o prefeito.
Últimas notícias

Projeto quer transformar Biu de Lira em comenda na Câmara de Maceió

‘O espaço é meu por direito’, diz Caio Bebeto sobre vaga de Siderlane Mendonça

Filho de ex-prefeito de Arapiraca, Moacir Teófilo recebe ‘afago’ dos vereadores de Maceió

Projeto do Delegado Leonam que institui programa em favor de ciclistas é aprovado na ALE
Família de Ana Beatriz cobra respostas sobre desaparecimento da jovem e teme libertação de suspeito

IMA alerta: como agir em caso de picadas de serpentes e o que fazer ao encontrar esses animais
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
